Desafio do desodorante: saiba os riscos e como alertar crianças e adolescentes

Pais e responsáveis devem estar atentos para os riscos do “Desafio do Desodorante”, um jogo perigoso que encoraja crianças e adolescentes a inalarem o aerossol dos frascos. Casos de crianças hospitalizadas são recorrentes depois de participarem do jogo, que pode inclusive ser mortal.

Segundo a pediatra, Gabriela Barreto, a inalação do produto pode causar danos graves à saúde como desconforto respiratório e pneumonite química (inflamação do pulmão). “Independente da idade, é muito perigoso e pode ser que os médicos precisem usar medidas invasivas”, explica.

É importante que os responsáveis fiquem atentos aos comportamentos dos menores. “Primeiramente, pedimos que os pais conversem com as crianças e alertem para os riscos. Depois, que se atentem aos sintomas como tosse, falta de ar, afundamento da garganta, e se dirijam ao Pronto Socorro”, alerta a médica.

Publicidade

Caso investigado em Imbituba

Nesta terça-feira, 12, está sendo velado um adolescente de 13 anos, de Imbituba, que na última sexta-feira, 08, teria participado do desafio por uma rede social e acabou hospitalizado, sendo que com o agravamento do quadro, a morte cerebral foi confirmada no último domingo, 10.

A Prefeitura do município decretou três dias de luto, pois o adolescente era atleta da escolinha da de futsal e rendimento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) e estudante da rede municipal de ensino.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email