Coronavírus: confira como sua rotina será afetada a partir desta semana

Diante da preocupação com a propagação do novo coronavírus, que já foi declarado pandemia pela Organização Mundial de Saúde, governo e prefeitura, além de instituições públicas e privadas já tomaram diversas medidas na tentativa de conter o alastramento da doença.

Confira abaixo a relação de diversas alterações que estarão em vigor a partir desta semana em Criciúma:

Escolas e Instituições de Ensino Superior

Aulas canceladas. O IFSC suspendeu as aulas por 15 dias, a UNESC não terá aulas a partir desta terça-feira, a ESUCRI cancelou suas aulas por 30 dias a partir desta quarta-feira, e na SATC não haverá aulas a partir da próxima quinta-feira. 

Após decisão colegiada do Governo do Estado de Santa Catarina, no fim da tarde desta segunda-feira, 16, a Secretaria de Estado da Educação passa a adotar os procedimentos necessários para a suspensão das aulas nas redes públicas e na rede privada em território catarinense, pelo período de 30 dias, a partir de quinta-feira, 19, com possibilidade de prorrogação.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) informa que, a partir desta terça-feira, dia 17, até a próxima segunda-feira, dia 23 de março, estão suspensas as aulas dos cursos presenciais das unidades escolares da Rede SESI SENAI em todo o Estado. 

Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Criciúma suspendeu: audiências públicas e Sessões Especiais, inclusive a Audiência Pública que estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira, dia 19; Sessões do projeto Câmara Mirim; Moção de aplauso; Tribuna livre. Estão mantidos: Sessões ordinárias; Reuniões das comissões permanentes.

Transporte coletivo urbano

Desde o final da tarde desta segunda-feira, o sistema vai trabalhar com toda a frota e mais os carros reservas, que representam mais 10% do total de veículos, incluindo os ônibus amarelinhos e os expressos. Em paralelo, as empresas estarão com fiscais nas plataformas avisando e pedindo aos passageiros que evitem lotar os ônibus e aguardem o próximo carro.

Hospitais e saúde

Criciúma ainda não tem nenhum caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19), mas o Governo Municipal intensifica ainda mais os cuidados com a prevenção. Uma das ações foi o mutirão que moveu os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde durante o final de semana.

Quase todos os serviços da Unidade Básica Centro, que até a ultima sexta-feira (13), funcionavam na rua João Cechinel, ao lado do Hospital São José (apenas referência), já à partir desta segunda-feira (16) passam a funcionar no novo e amplo espaço, localizado na rua João Pessoa, antigo PAM, no centro da cidade.

O Hospital da Unimed suspendeu as visitas e autorizou apenas acompanhantes de pacientes nas internações. 

Centro de Triagem

Ainda de acordo com Acélio Casagrande, o espaço físico deixado pela UBS Centro vai ser preparado para a instalação do Centro de Triagem, anunciado na última semana pelo prefeito Clésio Salvaro, durante reunião multissetorial de esclarecimento sobre as ações de prevenção ao Covid – 19, em Criciúma. O espaço será desinfetado e adequado com todos os equipamentos necessários para recepção de eventuais casos da doença. A estratégia de atendimento será definida e divulgada esta semana.

Campeonato Catarinense, Copa Sul e Jasti suspensos

A Diretoria da Federação Catarinense de Futebol, considerando a recomendação do Ministério de Estado da saúde, bem como da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Santa Catarina e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), resolve suspender todas as competições de futebol profissional e não-profissional promovidas pela instituição, que incluí o Campeonato Catarinense. A Copa Sul também está suspensa.

As competições intermunicipais promovidas pelas Ligas de Futebol Não-Profissional, homologadas pela Federação, também estão suspensas por tempo indeterminado.

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, emitiu na tarde desta segunda-feira (16) uma nota oficial suspendendo os eventos da Fesporte previstos para acontecer no prazo de 30 dias.

A medida atinge a etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade, programada para concluir os eventos das 36 microrregiões no período de 30 de março a 17 de abril. A data para a realização da etapa ainda não foi definida pela equipe técnica da Fesporte. Consequentemente a etapa estadual, que, embora esteja agendada para o período de 25 a 30 de abril, deverá também sofrer alteração de data.

Órgãos públicos

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina resolveu, a partir desta quarta-feira, dia 18, passa a atender os eleitores exclusivamente por agendamento prévio – através do site www.tre-sc.jus.br ou ligando para 0800 647 3888

A Justiça do Trabalho de SC decidiu suspender as audiências nas varas do trabalho durante o período de um mês, a partir desta terça-feira, dia 17, até dia 17 de abril, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus nos ambientes da instituição. Nos centros de conciliação, a suspensão deve perdurar até 30 de abril. Os prazos processuais, porém, continuam correndo normalmente, e o expediente interno foi mantido, preferencialmente por teletrabalho.

Dentre as medidas administrativas para evitar o agravamento da pandemia de Covid-19, o Ministério Público de Santa Catarina suspendeu, a partir desta segunda-feira, dia 16, o atendimento presencial ao público em todas as Promotorias de Justiça do estado. A população continua sendo atendida por meio do telefone e da Ouvidoria.

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) comunica que ficam suspensas as edições do evento Café Concerto, edição 2020, por tempo indeterminado. O motivo é evitar o agrupamento de pessoas, especialmente as da melhor idade, para conter a propagação do Coronavírus, caso venha a ocorrer em nossa cidade.

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), por meio da presidência e corregedoria-geral da Justiça, determinou, através de Resolução Conjunta, após ouvir a Comissão Interinstitucional na manhã desta segunda-feira, dia 16, composta pelo MPSC, OAB/SC e Defensoria Pública de SC – a suspensão dos prazos processuais, das audiências e sessões de julgamento (judiciais e administrativas) não urgentes, até o dia 31 de março, inclusive, data em que será reavaliada a situação. 

O Instituto Geral de Perícias (IGP) informou por meio de nota oficial que a partir desta segunda-feira, dia 16, todos os atendimentos em relação à identificação civil será realizada apenas por agendamento feito pela internet. A medida visa a prevenção em relação ao coronavírus e assim evitar aglomerações de pessoas aguardando em filas presenciais nas unidades de atendimento.

Grupo de Idosos, Centro de convivência da terceira idade (CCTI), Clubes de Mães, Oficinas de mosaico e pintura em tecido e Grupos de Ginástica nos bairros (Ritmo e Saúde) são as atividades que paralisarão a partir desta segunda-feira. A Afasc informa ainda que os demais serviços seguem sendo executados, normalmente.

Comércio 

Os encontros marcados para esta semana, referentes ao CDL nos Bairros, que envolve as regiões da Quarta Linha, Santa Luzia, Rio Maina, Centro e Próspera serão transferidos para outra data a ser informada posteriormente.

O Nações Shopping está suspendendo temporariamente todos os eventos que aconteceriam no shopping nos próximos 15 dias. O empreendimento permanece com as operações funcionando em horário normal. A instituição está realizando higienização de todas as áreas do shopping e disponibilizando álcool gel em diversos pontos: entradas, praças de alimentação, concierge, próximo a elevadores, fraldários, guichês de estacionamento. O shopping também estabeleceu um novo protocolo de limpeza de áreas de contato compartilhado, como mesas, corrimão de rampas e escadas rolantes e máquinas de pagamento.

Presídio Regional

Os detentos do Presídio Santa Augusta em Criciúma não receberão visitas pelos próximos 30 dias. Isto porque, a direção da unidade prisional visa a saúde dos presos em relação ao coronavírus.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sintomas são os mesmos de outras doenças respiratórias – tosse, dificuldade para respirar, secreção nasal e pode ter febre. O mais importante é levar em conta se o paciente teve contato com quem é considerado caso suspeito ou confirmado ou se fez viagem para o exterior.

Quando deve-se procurar um médico?

Não é necessário correr para o posto de saúde ao primeiro sinal de uma gripe. A orientação é ir às unidades de saúde, caso se enquadre em uma das três situações:

Presença de febre e um ou mais sinais respiratórios, como tosse e dificuldade de respirar, além de viagem para as áreas de transmissão local. Estas áreas são divulgadas diariamente pelo Ministério da Saúde.

Presença de febre e um ou mais sinais respiratórios, além de contato com pessoa que seja considerada caso suspeito ou esteja em isolamento domiciliar.

Presença de sintomas respiratórios, com ausência de febre, associados a viagem ao exterior ou contato com caso confirmado.

Quais os cuidados para se prevenir contra o coronavírus?

  • Se tossir ou espirrar, cobrir a boca com cotovelo flexionado.
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
  • Descartar e lavar as mãos com água e sabão ou álcool.
  • Evitar tocar mucosas, como olhos, nariz, boca.
  • Manter afastamento de um metro entre as pessoas.
  • Evitar abraços e beijos.
  • Estar em ambientes ventilados.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email