Consulta aos resultados de exames realizados no Laboratório Municipal pode ser de forma online

Segurança e praticidade. Foi pensando nisso, que a Prefeitura de Criciúma criou uma plataforma online de acesso aos resultados de exames realizados no Laboratório Municipal. Agora, o cidadão pode visualizar e imprimir o seu exame sem deslocar de casa. O site está disponível por meio do link exames.criciuma.sc.gov.br.

O Laboratório Municipal é responsável por mais de 60 tipos de exames, como hemograma completo, HDL, dosagem de triglicerídeos, etc. O espaço também é responsável pelos testes rápidos e os antígenos da Covid-19.

blank

“Há dois meses o site já está disponível, pensamos nisso para facilitar o cotidiano da população. Principalmente, neste momento de pandemia que precisava buscar o exame impresso, e agora, o morador já tem acesso no seu próprio celular e no computador”, relatou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Segundo a coordenadora do Laboratório Municipal de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira, a implantação do sistema facilitou os processos de logística e além de ser mais seguro.

“Diminuiu o contato com os pacientes positivos, pois agora eles têm total liberdade para retirar o laudo pelo site. O paciente positivo não circula mais sem necessidade”, ressaltou a coordenadora. “Antes, tínhamos que imprimir e enviar os laudos por e-mail, principalmente, da Covid-19. Algumas vezes o e-mail sobrecarregava e os exames não iam. O paciente tinha que vir aqui, o telefone não parava, com a plataforma solucionou tudo isso”, completou.

A Diretoria Tecnologia da Informação (DTI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi a idealizadora da iniciativa. O acesso é feito por meio de uma senha e chave, que são impressas em uma etiqueta na hora do exame. Fica cadastrado também o nome completo, CPF, endereço e se possui fator de risco.

“O site é totalmente seguro. Os laudos de exames online agregam benefícios aos pacientes, estabelecimentos e profissionais de saúde. Um dos mais evidentes é o enxugamento de gastos, já que o laudo à distância tem custo menor quando comparado aos resultados emitidos localmente”, acrescentou o diretor da DTI, Tiago Ferro Pavan.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email