Com aumento de casos de Covid-19, atendimentos eletivos são suspensos nas UBSs

Os atendimentos eletivos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estão suspensos a partir dessa segunda-feira (24). “Com a explosão de casos, a procura de pacientes sintomáticos nas unidades cresceu muito nas últimas semanas, de forma que não é mais possível absorver todos os atendimentos na rede de atenção básica. Por isso estamos suspendendo os atendimentos eletivos, incluindo os já agendados, temporariamente”, explicou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

O secretário reforça que os atendimentos médicos de urgência e emergência serão mantidos, bem como a assistência às gestantes, puérperas, crianças e aos crônicos descompensados. “A mudança ocorrerá em relação aos atendimentos médicos, que, com exceção de urgências, vão ser voltados apenas aos pacientes com sintomas respiratórios”, ressaltou.

Publicidade
blank

Atendimento remoto

Segundo o secretário, o serviço de TeleCovid, que foi retomado na última semana, não foi suficiente para suprir a demanda de atendimentos. “Estamos com uma média diária que supera os dois mil atendimentos e muitos que ainda ficam na fila. Ampliamos a equipe, mas a demanda segue subindo e a população precisa ter um suporte. Por isso, nesse momento, além do atendimento via WhatsApp, a população poderá procurar as unidades, com garantia de atendimento.

Publicidade

No entanto, algumas unidades enfrentam problemas com a falta de profissionais, que estão afastados também por conta da Covid-19. “As unidades de saúde que estão sem profissionais médicos estão orientadas a direcionar o paciente para a ferramenta remota. Já para atendimentos de urgência e emergência, o paciente deverá ser encaminhado para a unidade de saúde mais próxima com médico disponível.”, informou.

Vacinação

A vacinação contra a Covid-19, além da aplicação de outras vacinas do calendário vacinal, segue sendo realizada normalmente nas unidades com sala de vacina aberta. A orientação é para que a população entre em contato previamente com a sua unidade de saúde para confirmar se há vacinação no local, já que algumas unidades estão com profissionais afastados.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email