Com aumento de casos de Covid-19, atendimentos eletivos são suspensos nas UBSs

Os atendimentos eletivos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estão suspensos a partir dessa segunda-feira (24). “Com a explosão de casos, a procura de pacientes sintomáticos nas unidades cresceu muito nas últimas semanas, de forma que não é mais possível absorver todos os atendimentos na rede de atenção básica. Por isso estamos suspendendo os atendimentos eletivos, incluindo os já agendados, temporariamente”, explicou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

O secretário reforça que os atendimentos médicos de urgência e emergência serão mantidos, bem como a assistência às gestantes, puérperas, crianças e aos crônicos descompensados. “A mudança ocorrerá em relação aos atendimentos médicos, que, com exceção de urgências, vão ser voltados apenas aos pacientes com sintomas respiratórios”, ressaltou.

Atendimento remoto

Segundo o secretário, o serviço de TeleCovid, que foi retomado na última semana, não foi suficiente para suprir a demanda de atendimentos. “Estamos com uma média diária que supera os dois mil atendimentos e muitos que ainda ficam na fila. Ampliamos a equipe, mas a demanda segue subindo e a população precisa ter um suporte. Por isso, nesse momento, além do atendimento via WhatsApp, a população poderá procurar as unidades, com garantia de atendimento.

Publicidade

No entanto, algumas unidades enfrentam problemas com a falta de profissionais, que estão afastados também por conta da Covid-19. “As unidades de saúde que estão sem profissionais médicos estão orientadas a direcionar o paciente para a ferramenta remota. Já para atendimentos de urgência e emergência, o paciente deverá ser encaminhado para a unidade de saúde mais próxima com médico disponível.”, informou.

Vacinação

A vacinação contra a Covid-19, além da aplicação de outras vacinas do calendário vacinal, segue sendo realizada normalmente nas unidades com sala de vacina aberta. A orientação é para que a população entre em contato previamente com a sua unidade de saúde para confirmar se há vacinação no local, já que algumas unidades estão com profissionais afastados.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email