Câmara aprova acordo que viabilizará serviço aeromédico no município

Em Sessão Extraordinária, por meio de deliberação remota, os vereadores aprovaram por unanimidade, na última sexta-feira, dia 7, o projeto de autoria do Município, PE nº 40/2020, que autoriza o Executivo a celebrar Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Civil e com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-AMREC), para a implantação do Serviço Aeromédico (Sarasul) no Município de Criciúma.

O acordo tem por objeto a cooperação entre as partes, para complementar o Serviço Aeropolicial (SAER) prestado na Mesorregião Sul Catarinense com o Serviço Aeromédico, como forma de viabilizar o atendimento pré-hospitalar em ocorrências de maior gravidade, e em ações relacionadas ao resgate em atendimento pré-hospitalar e transferências inter-hospitalares.

A viabilidade de socorro em atendimentos primários de saúde para mais de um milhão de pessoas nas regiões da Amrec, Amesc e Amurel vem sendo pauta recorrente no Legislativo.

“Estamos chegando às etapas finais de ter o serviço aeromédico, finalmente. Esse acordo que é autorizado pelo projeto, juntamente com outros documentos dos municípios da Amrec será enviado ao Governo do Estado e Polícia Civil para firmar o convênio. Depois disso, ele retorna para a Amrec que fará a licitação para, finalmente, termos esse serviço“, afirmou o presidente da Casa, vereador Tita Belloli.

Depois de implantado, o aeromédico vai atender ocorrências registradas dos municípios de Passo de Torres a Imbituba. O SAER (Serviço Aeropolicial) da Polícia Civil chegou ao Sul Catarinense em novembro de 2016 para atuar em questões plenas de segurança e situações emergenciais de saúde. Agora, o objetivo da proposta é que a aeronave contribua de forma mais direta em questões de atendimentos primários.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email