Baixa procura de alguns grupos prioritários na Campanha de Vacinação Contra Influenza preocupa Secretaria de Saúde

Seguem baixos os números de categorias específicas vacinadas na Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza em Criciúma. A principal preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é com professores, gestantes, puérperas e crianças, que não alcançaram 50% da meta estipulada.

De acordo com a técnica em Enfermagem do Setor de Imunização do município, Kelli Barp Zanette, as categorias que ainda não atingiram os números de vacinados tem até o dia 30 de junho. “A campanha já foi prorrogada em todo país por conta do baixo índice de procura em determinadas classes. Esperávamos que a terceira fase seguiria os padrões das anteriores, mas mesmo com todas as estratégias que adotamos isso não está se concretizando”, destaca.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza iniciou no dia 23 de março e foi dividida em três fases. Os contemplados foram idosos, profissionais da saúde, militares, policiais civis, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, agentes penitenciários, pessoas privadas de liberdade, pacientes com comorbidades, gestantes, puérperas, pessoas com deficiências, crianças acima de seis meses e que não completaram seis anos, professores e pessoas entre 55 e 59 anos, sem comorbidades. 

Publicidade

Pessoas que se enquadram nessas categorias e que ainda não foram vacinadas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “Temos doses à disposição para contemplar todos esses que ainda não foram vacinados. Restam ainda duas semanas e acreditamos que os números serão melhores no fim da campanha”, frisa Kelli.

Confira os números das categorias que ainda não atingiram 50% da meta em Criciúma, até metade de junho:  

Categoria

Meta

Vacinados

% de vacinados

Professores

3.173

1.233

38,8%

        Gestantes

2.131

960

45%

Puérperas

350

92

26,3

Crianças

14.019

6.062

43,2%

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email