Atendimentos odontológicos de urgência e emergência seguem sendo realizados na rede municipal de saúde

Os atendimentos odontológicos eletivos seguem suspensos na rede municipal de saúde de Criciúma, por conta das medidas de prevenção da covid-19. Apenas os consultórios particulares foram liberados para consultas programadas. Por outro lado, os atendimentos de urgência e emergência seguem sendo realizados na rede pública, em três pontos específicos.

As pessoas que precisarem dos procedimentos podem procurar o Centro de Atendimento 24h Boa Vista (todos os dias da semana), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro (ambos de segunda a sexta-feira). Todos atendem das 7h às 19h.

“Os atendimentos odontológicos da rede municipal ainda estão suspensos, estão em função apenas dos plantões de atendimento, onde são atendidos pacientes de urgência e emergência, ou seja, aqueles pacientes que estão com dor, aqueles que sofreram algum trauma, ou fratura dental, ou trauma na cavidade bucal”, explicou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Deivid Freitas.

Os demais atendimentos seguem suspensos por orientação do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

“Nesses atendimentos de urgência e emergência são tomados todos os cuidados de biossegurança para segurança do paciente como também do profissional”, enfatizou o coordenador. Todos os profissionais utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para proteger tanto a saúde deles, quanto dos pacientes e assim diminuir o risco de contaminação do novo coronavírus. É orientado para que os pacientes redobrem os cuidados com higiene, lavando sempre as mãos com água e sabão, e se possível, ao sair de casa, utilizar máscaras de proteção seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Locais com atendimento odontológico de urgência e emergência na rede municipal:

– Centro de Atendimento 24h Boa Vista, todos os dias da semana, das 7h às 19h.
– Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), anexo ao antigo 24h Próspera, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.
– Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email