Atendimentos no Alcoólicos Anônimos triplicaram durante a pandemia

Uma pesquisa feita pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) no meio do ano passado mostrou que 42% dos brasileiros relataram aumento no consumo de álcool durante o período de afastamento social. Foi o caso de uma mulher de 58 anos que pediu para não ter o nome identificado o desemprego. A solidão durante a quarentena foram os fatores que a levaram ao alcoolismo.blankblank

Durante a pandemia, os pedidos de ajuda nos Alcoólicos Anônimos (AA), um grupo que auxilia no tratamento contra o alcoolismo, triplicaram. Os cinco mil grupos passaram a receber por volta de 100 pedidos de ajuda por dia em reuniões em formato virtual. 

Publicidade
blank

De acordo com Luciano Neri, diretor dos Alcoólicos Anônimos, as reuniões virtuais aumentaram a possibilidade de participação de quem precisa de auxílio.

A pesquisa da Opas mostrou ainda que, apesar do aumento dos participantes que admitiram fazer um alto consumo de álcool em um mesmo episódio (o que corresponde a cerca de 5 taças de bebida alcoólica), a maioria das pessoas não procuraram ajuda e uma pequena quantidade de pessoas tentam parar por conta própria. Os Alcoólicos Anônimos continuam fazendo atendimento online e os grupos de todo o Brasil podem ser encontrados no site aa.org.br.

Na região, a sede do A.A fica localizada na Rua Tiradentes 136, 1º Andar, Centro e atende de segunda a sexta-feira, no horário comercial. O escritório é responsável por 42 grupos no Sul do Estado, mais informações podem ser obtidas pelo site: aasulsc.org.br. O contato também pode ser feito pelos telefones: Linha de ajuda: (48) 3433-0964​ ou WhatsApp (48) 99833-9873.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email