Após novo teste, primeiro óbito por coronavírus é registrado na cidade

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma informou que recebeu nesta quinta-feira (02), o laudo do Laboratório Privado, validado pelo Laboratório Central do Estado (LACEN/SC), que considerou detectável para o novo coronavírus (Covid-19), o segundo exame referente a óbito ocorrido no município com suspeita da doença.

Após primeiro exame divulgado pelo LACEN/SC, onde houve descarte de óbito para COVID-19, a segunda coleta apresentou resultado positivo para a doença.

No que se refere ao óbito ocorrido ontem, a Vigilância Epidemiológica e o LACEN/SC reafirmam correto protocolo de divulgação dos exames, onde a amostra foi considerada descartada para COVID-19, cumprindo os critérios de transparência do Ministério do Saúde.

A discordância dos resultados laboratoriais emitidos pelo LACEN/SC e laboratório privado se justifica pelo material analisado em cada laboratório e pelo tempo decorrido desde o início dos sintomas até a coleta. Estudos recentes têm demonstrado que a sensibilidade deste método RT-PCR pode variar significativamente, a depender da amostra clínica utilizada (secreção nasal, secreção traqueal ou lavado
broncoalveolar).

Segundo o último boletim divulgado há 21 casos de coronavírus confirmados e oito pacientes já estão recuperados.

A atualização das informações oficiais em Criciúma, conforme recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), continua sendo divulgada pelos canais oficiais da Prefeitura de Criciúma (Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica) e Laboratório Central do Estado (LACEN/SC).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email