As seis caraterísticas essenciais do empreendedor

Em uma recente palestra, fui perguntado acerca de quais as características essenciais para um empreendedor, ou, qual seria a fórmula de sucesso para um Empreendedor.

 Inicialmente, disse que não acreditava em fórmula mágica e ou receita de sucesso, mas, que, após 20 anos dedicados ao estudo e prática da Administração e, tendo em vista razoável sucesso como Empreendedor, Consultor e Docente da área, entendia que algumas atitudes, ou, melhor, certas posturas deveriam ser seguidas.

Fazendo uma alusão ao famoso Programa 5 S, filosofia oriental que visa promover, através da consciência e responsabilidade de todos, a disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho, costumo brincar que existe o 6 S do Empreendedor.

blank

1) SANGUE- Poderíamos chamar de destino, predestinação, mas, não acredito que o Empreendedor simplesmente nasce pronto. Penso que situações e acontecimentos na vida podem levar alguém a querer empreender.

Ok, você pode dizer e, até certo ponto, concordo que alguns, talvez nasçam com esta facilidade, com uma compleição, porém,  a necessidade é a mãe da criatividade. Como dizia o genial Mário Quintana ” A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda”.

Observamos que muitos cursos atualmente podem ajudar você a se tornar um melhor empreendedor, melhor preparado, muitos deles são gratuitos e on-line, para fazer no conforto de nossas casas, mas, penso que, na verdade, nenhum curso vai lhe dar força de vontade e ou sangue, caso você não os tenha.

Desta forma , sangue é PAIXÃO, pois de nada adiantará cursos, ideias, dinheiro, se você não tiver vontade. Desta forma, caso não tenha vontade e ou não esteja preparado, não seja um empreendedor, já existe muita gente prestando serviços ruins.

Entre para fazer a diferença, com SANGUE nos olhos, COM PAIXÃO.

blank

2) SUOR- Como toda nova empresa, você dedicará praticamente todo seu tempo, esforço e, talvez recursos para fazer dar certo este seu sopro empreendedor. Deverá acontecer também momentos de ausência da família e amigos, o que pode trazer momentos de angústia e tristeza, mas, se você tiver o Sangue, seu SUOR valerá a pena, trará resultados.     

Você sofrerá muitos revezes, ouvirá muitos vezes a palavra não, mas deverá saber entender estas “negativas” como oportunidade de melhorias e, claro, Persistir, Perseverar. Como se diz, sem suor não existem conquistas, ou como cita o ditado ” suor e lágrimas são líquidos e salgados, mas tem resultados diferentes, pois as lágrimas podem te trazer solidariedade, mas, apenas o Suor lhe trará resultados”.

3) SALIVA– Poderíamos dizer que o empreendedor, geralmente novo no mercado e sem história e ou casos de sucesso para demonstrar,  precisa ter uma grande dose de SALIVA, um bom papo, como se costuma dizer no popular.

Importante que este “papo”, agora, na forma moderna, chamado de “pitch de vendas“, seja sincero, estruturado, convincente, para que você e ou seus sócios, caso seja ao caso, possam conseguir investidores para o plano de negócio, fazer parceria com fornecedores, conquistar clientes, enfim, conquistar e manter relacionamentos.           

Para o empreendedor que é novo no mercado e ou não descende de família tradicional e ou de comerciantes, por não ter uma história de sucesso, uma empresa de anos para demonstrar sua capacidade, tudo tende a ser tornar mais mais difícil. Por  isso, a oratória, o poder de persuasão, de convencimento devem ser treinados.

A realização de cursos de Oratória, Programação Neurolinguística, Negociação, Vendas, dentre outros, deve ser uma constante. Assim, se você  não é conhecido e precisa ser lembrado, se comunicar bem é fator decisivo e fundamental, para poder ser visto e lembrado.

blank

4) SENTIDO-  Já dizia o ditado que ” para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”.  

Desta forma, qual o rumo, qual o objetivo que sua empresa irá perseguir? Qual sua definição de Negócio  e Proposta de Valor? O que fará, de maneira clara e eficaz, para seus clientes, melhor do que os que já estão no mercado?

A pergunta é simples, qual será o diferencial? Estamos falando de Planejamento, afinal, estudos comprovam que as organizações que melhor se posicionam perante ao mercado, de forma ética, honesta e correta,  conseguem atrair e manter mais clientes, além de darem orgulho as pessoas que nela trabalham.

Como já dizia Monteiro Lobato no seu famoso ” Apelo aos Operários“, o verdadeiro objetivo de uma indústria não é apenas e ou unicamente ganhar dinheiro, mas, sim, o bem servir ao público, produzindo bons produtos e ou prestando serviços de forma correta e com preços justos. 

De forma mais crítica, Monteiro Lobato dizia ainda que a empresa que bem atende o cliente, que tem ética, deve crescer e gerar benefícios para todos, pois, torna-se uma obra de paciência, consciência e boa vontade – três elementos sem os quais nada se consegue no mundo.

E para os empreendedores costumava dizer que ” quem não pensar assim prestará um verdadeiro serviço à empresa, ao público e aos seus colegas, retirando-se do cenário.”

Exageros literários a parte, o que o famoso autor do Sítio do Pica Pau Amarelo queria dizer é para sermos éticos, prestarmos bons serviços, concorrermos de forma correta. 

 Assim, defina o rumo, o objetivo da organização, aonde você quer chegar, de que forma irá atingir este estado futuro e comunique, posicione-se ao seu cliente. Mas, e, acima de tudo, corra em direção á este Sentido.

blank

5) Sabedoria- É saber lidar com as adversidades, refazer o planejamento, verificar estratégias, começar novamente. Alguns usam a palavra  resiliente, que é um conceito vindo da física e que nos ensina que os materiais são capazes de enfrentar grandes turbulências/ problemas e voltar ao seu estado original.

Neste sentido, se os materiais se adaptam, nós, os empreendedores, devemos entender que neste ambiente turbulento, de mudanças e pressões extremas, devemos ser capazes de usar a SABEDORIA para analisar e verificar planos e refazer estratégias, de forma constante, buscando entender lições, verificar erros e planejar melhor.

A busca pelo autoconhecimento e o estudo da Inteligência Emocional , capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos, lidando de forma correta com medos, inseguranças e frustrações, podem ser ótimos aliados.

Enfim, SABEDORIA é a capacidade de dar a volta por cima, de mesmo quando se está enfrentando dificuldades, não perder o SANGUE, não desistir do SUOR e melhorar ainda mais sua SALIVA.

blank

 

6) SINERGIA- Não basta ao empreendedor ter a vontade (SANGUE), correr atrás (SUOR) , ter uma comunicação assertiva (SALIVA) , ter feito um bom planejamento (SENTIDO) e saber lidar com sua mente (SABEDORIA).

Talvez, a característica mais marcante e ou mais observada em um empreendedor é a SINERGIA, a capacidade de somar esforços, lidar e agregar pessoas, sejam colaboradores, fornecedores, parceiros, sócios, negociar com concorrentes, bom relacionamento com governo, agências reguladoras, sindicatos. Afinal, o todo é maior que a soma das partes!

Se as organizações são a junção de várias atividades organizacionais realizadas pelas pessoas, é essencial saber lidar com o fator humano, já que o desempenho da sua empresa, fruto  do seu sonho e de tanto suor, será o  resultado da ação das pessoas. Afinal, inovação não vem de máquinas, apenas de pessoas.

Como estão e ou serão suas atividades? Como você negocia com as pessoas que interagem com sua organização? Incentiva e estimula a inovação? Como gerencia e ou irá gerenciar o Clima Organizacional? Como será a sua Gestão de Pessoas? Ou você não terá tempo e ou não acredita nisso, pensa que ” empregado não pode ter vontade e ou dar palpites?

Certa vez foi dito que falhar na preparação é a preparação para a falha.

Um bom plano nada garante, entretanto, um plano ruim é certeza de um péssimo início e provável fracasso.

Não seja empreendedor apenas pelo dinheiro, apesar do mesmo ser importante, mas, dentre as opções de empreendimento, escolha aquela que você realmente gostará de fazer, será dedicado e fará a diferença.

Corra atrás, estude, se prepare, faça bem feito e muito Sangue, Suor, Saliva, Sentido, Sabedoria e Sinergia.

Conte comigo e até a próxima. 

Algumas dicas:

Para conhecer um pouco do 5 S, acesse    

http://www.infoescola.com/filosofia/5s-seiton-seiri-seiso-seiketsu-e-shitsuke/

Para conhecer um pouco mais de Programação Neurolinguística, acesse

https://www.pnl.com.br/pnl/

Para conhecer um pouco mais de Inteligência Emocional, acesse

http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/o-que-e-inteligencia-emocional

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email