Gerar apresenta diferenciais para o ingresso de jovens no mercado de trabalho

Por meio dos programas Aprendiz Legal e de estágios, a Gerar, uma organização social sem fins lucrativos promove o ingresso dos jovens ao mercado de trabalho. Com 20 anos de atuação, a unidade de Criciúma completa 1 ano e está em fase de expansão na região.

Para quem tem entre 14 e 24 anos, os cursos de aprendizagem da Gerar nas áreas de Administração, Comércio e Varejo, Logística e Alimentação são uma oportunidade para ter o primeiro contato com o mundo corporativo.

Atualmente são 60 jovens matriculados nos quatro cursos oferecidos no município. Ao todo, 5 mil jovens integram o quadro da entidade que atua no Paraná e em Santa Catarina com uma média de 80% de efetivação nas empresas.

Publicidade

A região Sul do Estado faz parte da história de fundação da Gerar, tendo como primeira presidente a Dra. Zilda Arns que incentivou a criação da organização, iniciada como mantenedora de cursos de capacitação na região Norte do país, onde promovia projetos voltados ao empreendedorismo para beneficiários do Bolsa Família.

Na época, eram desenvolvidas capacitações para doceiras, costureiras, entre outras ocupações com o objetivo de preparar estas pessoas para desenvolverem seus próprios negócios. Posteriormente foi realizado um projeto em Araucária/PR para ex-presidiários, que foram capacitados para o trabalho na área da construção civil e esta ação foi reconhecida como um case de sucesso.

Ao longo dos anos, a Gerar ampliou seus projetos e hoje está presente em mais de nove cidades com a abrangências regionais. Em Criciúma, os cursos de aprendizagem possuem duração de 1 a 2 anos e permitem o ingresso de jovens aprendizes em qualquer período do ano, pois as grades curriculares são modulares e todas as segundas-feiras acontece a abertura de um módulo.

Publicidade

Os cursos são em formato híbrido, sendo parte presencial e parte online. As vagas disponíveis podem ser conferidas no site: gerar.org.br/aprendizlegal. Tanto empresas, quanto jovens aprendizes podem buscar mais informações neste endereço eletrônico.

De acordo com coordenadora da Gerar em Santa Catarina, Suzane Imbrunisio, a instituição preza pela mudança do perfil profissional dos jovens. ”Oferecemos ferramentas para o desenvolvimento de competências, por meio do aprendizado teórico e prático com o objetivo de melhorar o desenvolvimento humano de nossos aprendizes”, destaca a gestora.

Diferenciais

Além das opções de cursos de aprendizagem, do ingresso em qualquer período do ano, do sistema híbrido de aprendizado, a Gerar também apresenta como diferencial a formação em por arco ocupacional, que abrange assim vários Classificações Brasileiras de Ocupações (CBOS) dentro do mesmo curso, possibilitando que os aprendizes possam atuar em vários setores dentro da empresa.

Publicidade

Para os estagiários, a Gerar oferece capacitação para tutores (profissionais da empresa que irão supervisionar o estágio), além do Estágio 4.0, um programa que oferece treinamento para os estagiários com aulas teóricas para desenvolvimento e mudança de perfil profissional.

Atendimento na região

A unidade de Criciúma está localizada no Colégio Marista, no bairro Pio Côrrea e também atende Içara, Balneário Rincão, Forquilhinha, Cocal do Sul, Nova Veneza, Siderópolis,
Nossa Senhora do Caravagio, Morro da fumaça e Urussanga.

Para comemorar o 1º ano na região, a Gerar promove um evento especial e convida os representantes de empresas da região para participar.

O Café com a Gerar será presencial, no dia 15 de setembro às 9h, no auditório Ouro Negro, segundo piso da Prefeitura Municipal de Criciúma, situado Rua Domênico Sônego, 542 – no Municipal Marcos Rovaris, no bairro Santa Bárbara, em Criciúma.

Publicidade

As vagas são limitadas, garanta sua inscrição pelo link: lnkd.in/efDVfax2.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email