Estimulação de abertura de empresas e geração de empregos é objetivo da Prefeitura

Criciúma lidera o empreendedorismo no Estado, segundo o ranking Connected Smart Cities, criado pela Necta e Urban Systems. A lista, divulgada no segundo semestre deste ano, é apenas um dos resultados das ações desenvolvidas em 2021 pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. Com sede no Paço Municipal, a Diretoria trabalha no auxílio a empreendedores e na melhoria do ecossistema econômico e de inovação da cidade.

“Para evitar o fechamento de empresas em decorrência da Covid, a cidade optou, por exemplo, pela prorrogação do prazo de pagamento de tributos municipais por empresas afetadas pela pandemia. Também foi concedida, conforme lei municipal, imunidade tributária às atividades consideradas de baixo risco”, explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.

“Em breve, também colocaremos em prática a implementação do Loteamento Industrial do Verdinho, que é uma das muitas ações que visam atrair investidores e gerar mais renda para os criciumenses”, afirmou o prefeito Clésio Salvaro.

Publicidade

Casa do Empreendedor

Com o objetivo de orientar e ensinar, a Casa do Empreendedor estabeleceu o Calendário Anual de Consultorias, através do qual mais de 50 empreendedores foram capacitados com cursos de Finanças e Marketing. Em outubro, foi realizado no distrito do Rio Maina, a primeira ação da Casa do Empreendedor nos Bairros, para levar workshops e serviços prestados pelo setor diretamente à população.

Ao longo do ano, também foi desenvolvida a nova marca do município, através do Place Branding, estratégia que usa princípios de marketing para reforçar e divulgar aspectos locais. A Fiscalização de Alvará também passou a ser integrada ao setor, e o tempo de alvará excepcional para imóveis sem habite-se foi ampliado, possibilitando mais um ano de prorrogação. A partir de 2021 a Inscrição Municipal passou a ser de ofício, utilizando a entrada única de informações e documentos da junta comercial, agilizando a inscrição e deixando de exigir das empresas mais um protocolo e reapresentação de documentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email