Semana do Meio Ambiente começa neste domingo no município

A Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) preparou uma agenda especial para a Semana do Meio Ambiente. A programação inicia neste domingo, 05, no Parque das Nações Cincinato Naspolini. Na ocasião, a diretoria terá uma tenda para a distribuição de mudas nativas durante o Festival Solidário. “Será uma semana voltada para a educação e conscientização ambiental da população, com ações que reforçam a importância da preservação e valorizam a fauna e a flora local”, destacou a diretora da DMACRI, Anequésselen Fortunato.

Na segunda-feira, 06, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Padre Ludovico Coccolo receberão a DMACRI, às 9h30, para uma palestra sobre resíduos sólidos. Já pela tarde, por volta das 14h, a diretoria divulgará vídeos educativos sobre coleta seletiva e compostagem nas suas redes sociais (instagram: @criciuma.meioambiente; facebook @famcri.sc).

Publicidade
blank

A palestra na EMEB Padre Ludovico Coccolo terá uma reapresentação na terça-feira, 07, no mesmo horário. Às 14h, ocorrerá uma solenidade do Programa Adoção de Logradouros Públicos, na Sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris. Na iniciativa, empresas assumem a manutenção de um canteiro do município e em troca podem divulgar sua marca no local.

Publicidade

Na quarta-feira, 08, às 9h, a DMACRI, em parceria com a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), fará a instalação de placas preventivas e de conscientização sobre o atropelamento de animais silvestres. Às 14h, a equipe da DMACRI fará na Satc uma apresentação do Projeto Faunativa Criciúma, que tem como objetivo divulgar a diversidade de animais silvestres da região.

O Parque Prefeito Altair Guidi receberá o plantio de mudas nativas e frutíferas na quinta-feira, 09, com a inauguração de um pomar comunitário, às 9h. Às 13h30, o Projeto Faunativa Criciúma será apresentado em uma palestra no Colegião.

Na sexta-feira, 10, às 9h, ocorrerá o lançamento do projeto Ecobarreiras no rio Criciúma, uma parceria entre a DMACRI e a Defesa Civil. “Elas são contenções feitas a partir de materiais recicláveis para represar todo o tipo de resíduo que está flutuando pelo rio”, explica o chefe de departamento de educação ambiental da diretoria, Eduardo Luzzi Damassini. De acordo com ele, uma equipe multissetorial fará o recolhimento dos materiais regularmente, impedindo que eles causem enchentes e cheguem no oceano.

Publicidade

Às 13h30, a Diretoria fará, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal, a apresentação e aprimoramento dos sistemas ambientais das plataformas Rever, Sinfat, Sinaflor e Aprova Digital. As vagas para assistir a essa apresentação são limitadas, e a inscrição deve ser feita no link https://bit.ly/3GQnjX1.

Para iniciar o fim de semana, no sábado, 11, a DMACRI integrará a equipe do Caminhão Amigo, no bairro Santo Antônio, e lançará o programa “Bairro mais limpo da cidade”. Para encerrar a semana, no domingo, 12, será realizado o Eco Festival, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, a partir das 13h30. Na ocasião, bandas da região se apresentarão voluntariamente e a diretoria arrecadará doação de alimentos não perecíveis e agasalhos.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email