Desassoreamentos e limpezas de rios são intensificadas na cidade

Os rios Cedro, Criciúma, Linha Anta, Maina e Quarta Linha estão dentro da estratégia de desassoreamento e limpeza para o primeiro trimestre desse ano em Criciúma. A logística foi elaborada pela Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana. A medida serve para desobstruir a passagem das águas e diminuir eventuais alagamentos.

A primeira fase do processo já está sendo realizada no bairro Vila Selinger, no rio Linha Anta e no bairro Linha Batista, onde está sendo feita limpeza em uma vala, que posteriormente será desassoreada. Após isto, será dada continuidade à limpeza nos outros rios.

Para o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade UrbanaTita Beloli, a atitude ajuda os moradores a preservar as suas casas e seus pertences e dá mais segurança durante fortes chuvas.

Segundo o engenheiro ambiental e funcionário da secretaria, Guilherme Colombo, o objetivo é realizar a ação em trechos específicos, onde em excesso de chuva, a possibilidade de alagamento é maior.

blank

Cada trecho tem aproximadamente um quilômetro cada, e ao todo serão desassoreados seis quilômetros. As passagens em que serão feitas as operações, têm licença ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) para serem realizadas.


Processo de desassoreamento

A ação da secretaria é feita com uma escavadeira hidráulica de haste alongada de 16 metros. A haste vai até o fundo do rio e remove o lodo, que é depositado na margem para secagem. Depois de seca, a terra é destinada ao local devido.  

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email