Defesa Civil orienta população sobre como agir durante calamidades

Nesse período do ano é mais comum ter registro de fortes chuvas e eventos meteorológicos, mas com pequenos cuidados os moradores podem evitar danos e ocorrências mais graves. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma orienta a população sobre como agir em três situações: tempestades com ventos fortes e raios, alagamentos e inundações e deslizamento de terra. 

A primeira ação é buscar um abrigo, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. De acordo com o diretor da Compdec de Criciúma, Alfredo Gomes, no local abrigado, a pessoa deve ficar longe das janelas e desligar os aparelhos eletrônicos. Os banheiros de alvenaria são um local seguro para ficar. “As tempestades são caracterizadas por raios e trovões, uma típica nuvem de tempestades tem um diâmetro de 10 a 20 km. Existe uma estimativa que no Brasil, por ano, 100 pessoas morrem atingidas pelos raios. Além disso, a Defesa Civil do Estado passa frequentemente orientações para nós sobre como agir nessas situações”, acrescentou o diretor.

Em situações de alagamentos e inundações, é orientado não ter contato com as águas e não dirigir em locais alagados, evite transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com as crianças próximas de rios e ribeirões. Já em situações envolvendo deslizamento de terra, a população precisa ficar atenta a inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo da residência e aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

Publicidade

Em casos de ocorrências, os atendimentos de emergência podem ser feitos pelos números da Defesa Civil 199 e do Corpo de Bombeiros 193. Segundo o diretor, do início do ano até nesta sexta-feira (15), a Defesa Civil não registrou nenhum tipo de ocorrências com eventos meteorológicos. “Usamos as nossas redes sociais (@defesa.civil.criciuma) para divulgar os boletins meteorológicos, sendo um canal que a população pode usar para se informar”, explicou.

 

Confira mais recomendações:

 

Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raio: pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos ou veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;

Evite estacionar próximo de árvores ou linhas de energia elétrica;

Evite estruturas altas: torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;

Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Não use telefone;

Não fique próximo de tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados na rede elétrica.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email