V Festival de Pipas e Pandorgas será neste domingo no Parque das Nações

O céu de Criciúma ficará mais colorido neste domingo (18/11), entre às 14h e o pôr do sol com o V Festival de Pipas e Pandorgas, que será realizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini. O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma e o Parque das Nações, que integra a Fundação Cultural de Criciúma.

De acordo com o integrador esportivo da SDR-Criciúma/Fesporte, Euclides Biazzoto, a atividade não é comum atualmente. “A maioria das pessoas com até 20 anos nunca soltou pipa na vida. É por causa dessa percepção que faremos este festival, para resgatar uma tradição folclórica e fazer com que essas pessoas, que nunca soltaram pipa descubram o prazer. Assim, poderemos resgatar essa atividade tão prazerosa”, argumenta.

blank

Também conhecidas como papagaio, pandorga ou arraia, as pipas nasceram na China antiga, por volta de 1.200 a.C. Elas foram utilizadas como objeto de sinalização militar. Os sinais eram definidos de acordo com a cor e movimento a que pipa desenvolvia no ar. O político e inventor americano Benjamin Franklin também usou uma pipa para investigar e inventar o pára-raios.

O Parque estará disponível até o dia 18 de Novembro para o festival, sendo que no domingo o evento iniciará ás 14h e irá até o pôr do sol, afirmou administrador do parque Eduardo Schaucoski.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email