Trato por Criciúma: 50% dos imóveis da Grande Próspera ainda não agendaram vistorias

O Programa Trato por Criciúma dá início neste mês à entrega do segundo comunicado para a inspeção hidrossanitária em mais 1,1 mil residências. Isso porque 50% dos imóveis da Grande Próspera ainda não fizeram o agendamento das vistorias de saneamento e podem estar irregulares com relação às instalações da rede de esgoto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

A partir do agendamento, a inspeção é realizada para que os técnicos testem, por meio de corantes não poluentes, as instalações hidráulicas de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pontos de lançamento da água da chuva.

“As vistorias são gratuitas e têm como finalidade colaborar com a correta ligação dos imóveis ao sistema de esgoto. Queremos cada vez mais expandir ações de fiscalização e conscientização ambiental para os moradores que foram atendidos pela ampliação da rede coletora de esgotos”, explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma. 

Publicidade

“Durante as inspeções são verificados todos os pontos que geram esgoto em um imóvel, como banheiro, cozinhas e áreas de serviço.  Dessa forma é verificado se os imóveis estão de acordo com as normas técnicas de saneamento. Caso seja detectada alguma inadequação, o proprietário é orientado pela equipe, recebendo o prazo de 60 dias para regularização, para que então os fiscais possam retornar e certificar o imóvel”, enfatiza o engenheiro.

Dados do Trato por Criciúma

Com atuação desde julho de 2022, o programa ambiental desenvolvido pela Casan já entregou 5,5 mil informativos de inspeção, nos bairros São Luiz e Grande Próspera. Os comunicados podem ser entregues na residência, ou deixado na caixa de correio, o morador deve entrar em contato por meio do telefone (48) 3413-6410 para marcar o melhor dia e horário para receber a equipe técnica.

Ao todo, os técnicos e auxiliares já inspecionaram 2.416 residências, sendo 988 inicialmente regulares e 502 regularizadas após a visita da empresa Tec Civil Construções.

Publicidade

Os dados podem ser verificados no site Trato por Criciúma. onde os números são atualizados semanalmente, ou nas redes sociais Facebook e Instagram.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email