Central de Serviços Funerários inicia atendimento em novo endereço no Centro

Com o objetivo de otimizar e, sobretudo, humanizar os atendimentos, a Central de Serviços Funerários de Criciúma começou a funcionar em novo endereço nessa quinta-feira, 17. O prédio está localizado na Rua Coronel Marcos Rovaris, 367, no Centro, e concentra os serviços da Central e as quatro empresas funerárias que venceram a licitação para operar os serviços em sistema de rodízio. “Esta nova Central de Serviços Funerários não é uma grande obra física, mas um ato extremamente importante para diminuir o sofrimento das pessoas em um momento tão difícil. Esperamos que este novo modelo coloque, sempre, em primeiro plano, o respeito às famílias”, disse o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

A nova Central de Serviços Funerários foi apresentada às autoridades na última quarta-feira, 16, com atendimento 24 horas. A Central funcionará de forma temporária no local até a finalização das obras de implantação do Complexo Funerário de Criciúma. “Agora, os serviços estão centralizados em um único local. Com isso, é possível agilizar e humanizar os atendimentos, porque a Central auxiliará encaminhando o processo e, no mesmo endereço, a pessoa pode conversar com a funerária de plantão”, destacou o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira.

Centralização para desburocratizar e agilizar o tempo de espera

Com o novo modelo de atendimentos, a Administração Municipal pretende, também, diminuir o tempo de espera para a liberação dos corpos, que atualmente pode levar mais de 12 horas. Uma das propostas estudadas é a ampliação do horário de atendimentos do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). O convênio em vigência autoriza a liberação do corpo das 7h às 23h. “Nossa equipe desenhou um novo fluxo para identificar os gargalos que atrasam a liberação. Não temos como dimensionar o tempo que conseguiremos reduzir, já que cada caso é diferente, mas nossa intenção é assegurar que não haja pausas no processo”, explicou o secretário municipal de Governança, Tiago Ferro Pavan.

Publicidade

As funerárias autorizadas a prestarem os serviços no município são: Crematório e Assistência Funeral Catarinense, Recanto da Paz Serviços Funerários, Grupo Menino Deus Funerárias, Crematórios e Planos e Criciúma Serviços Funerários.

Complexo Funerário de Criciúma

Em fase de construção, o prédio do Complexo Funerário de Criciúma abrigará a Central de Serviços Funerários, as quatro funerárias autorizadas a prestarem os serviços na cidade, o setor administrativo dos cemitérios municipais e assistente social. A estrutura terá uma área total de 467,57 m² e receberá investimento R$ 1.532.593,04. A empresa responsável tem prazo de 360 dias para executar a obra.

Atendimentos da Central de Serviços Funerários: 24 horas

Endereço: Rua Coronel Marcos Rovaris, 367, Centro, Criciúma

Telefone: (48) 3445-8500

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email