Reprodução de registro fotográfico de jogadores do Criciúma em locomotiva encanta torcedores

Passados mais de 30 anos e com uma nova geração vitoriosa, o departamento de Marketing do Tigre decidiu reproduzir uma imagem icônica do início dos anos 1990, quando o Criciúma havia recentemente conquistado o seu maior título, a Copa do Brasil de 1991.

“Em campo a máquina do campeão”. Esta era a chamada da capa, do Diário Catarinense, do dia 11 de junho de 1991, que acompanhava a foto de parte do time do Criciúma em cima de um trem, no trilho. A foto, de autoria de Luiz Machado, anunciava que naquela noite, o Tigre receberia do Internacional, de Porto Alegre, as faixas de Campeão da Copa do Brasil, conquistada nove dias antes em cima do rival Grêmio.

O registro fotográfico realizado na Estação de Manobras da Rede Ferroviária Federal, hoje Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, no bairro Pinherinho, com Adilson Gomes, Soares, Grizzo, Evandro, Sarandi e Itá, foi reproduzido há poucos dias com parte do time que deu ao Criciúma o título de Campeão Catarinense de 2023: Felipe Mateus, Arilson, Éder, Marquinhos Gabriel, Gustavo e Rodrigo.

Publicidade

A imagem, reproduzida pelo fotógrafo Perraro, que se juntará à registrada em 1991. Ambas vão estampar um copo que será comercializado para os torcedores. A ação repercutiu e movimentou as redes sociais, nessa segunda-feira, 03, desbloqueando a memória afetiva da massa carvoeira. “Lembro que essa foto foi feita em um momento que atravessávamos uma excelente fase e era para uma publicação importante”, recordou o capitão do time à época, Luis Antonio Sartoretto, o Itá.

Não se sabe ao certo de onde teria vindo a inspiração para a emblemática foto de Luiz Machado. Entretanto, é possível que além da força do time de 1991 e da atividade que impulsionou a economia e assim como o time projetou a cidade para o Brasil, a inspiração tenha vindo também da banda norte americana The Beach Boys, em foto de 1965. Nela os integrantes da banda de Pop Rock estão posicionados, como os atletas tricolores em cima de um trem.

No mês de junho, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) recebeu a visita dos atletas e da equipe de marketing do Criciúma para recriar uma foto produzida na década de 90. Na primeira foto, os jogadores da temporada 2023, estão em uma locomotiva modelo GM G22 CU, que compõe, atualmente, a frota da FTC.

Publicidade

Já na foto mais antiga, os jogadores da época estão em uma locomotiva a vapor, classe 2-8-2, modelo Mikado, nº 158, em meados da década de 1990. A ideia da iniciativa é resgatar e eternizar a história da nossa região e do Tigre, por meio de objetos colecionáveis.

A locomotiva usada na ação estava em manutenção preventiva, não comprometendo a operação ferroviária, e, dessa forma, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

A FTC parabenizou o Criciúma Esporte Clube pela iniciativa que resgata a história e também contribui para preservar a memória ferroviária.

A ótima fase do time carvoeiro também anima os torcedores. O Tigre está na terceira posição da tabela de classificação da Série B com 30 pontos. Após vencer o Sampaio Corrêa fora de casa, nesse fim de semana, os carvoeiros terão mais um confronto fora de casa. No próximo sábado, 08, o duelo será contra o ABC, lanterna da competição. A partida válida pela 16º rodada, ocorre às 15h30, no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, em Natal/RN.

Confira a tabela completa do Brasileirão da Série B aqui.

Em preparação para o próximo desafio, o elenco que se reapresentou nessa segunda-feira, 03, treina novamente na tarde desta terça-feira, 04, no CT Antenor Angeloni, no bairro Cristo Redentor. A atividade ocorre a partir das 15h.

Publicidade

Com informações do Portal Litoral Sul

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email