1ª edição estadual dos Jogos Escolares online de Xadrez estão com inscrições abertas

Estão abertas, até 30 de outubro, as inscrições para a 1ª edição dos Jogos Escolares On-line de Xadrez (JEX) de Santa Catarina. A competição inédita é voltada para alunos atletas até 18 anos, matriculados nas unidades de ensino do Estado que praticam a modalidade de xadrez.

Para participar do evento o interessado deve se inscrever junto ao coordenador esportivo da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As inscrições podem ser feitas com orientação dos professores, pais ou pelo próprio aluno.

A competição será realizada na plataforma on-line de xadrez, via Web (Lichess) dia 7 de novembro e será organizada pela Gerência de Desporto Educacional da Fesporte em parceria com a Federação Catarinense de Xadrez (FCX).

Forma de disputa

A forma de disputa dos JEX será em três torneios divididos nas categorias sub-11 anos (nascidos até 2009), 12 a 14 anos (nascidos entre 2006 a 2008) e 15 a 18 anos (nascidos entre 2002 a 2005). Será utilizado o Sistema Suíço em sete rodadas com tempo de 10+5 (10 minutos mais 5 segundos de acréscimo).

De acordo com o regulamento da competição todos os participantes receberão como premiação certificado de participação (enviados on-line pelo e-mail da inscrição). Os cinco primeiros colocados nos gêneros masculino e feminino receberão medalhas e a unidade escolar do aluno vencedor de cada categoria receberá um kit de material esportivo, que deverá ser entregue pelos coordenadores esportivos de sua respectiva CRE.

Critérios de participação

Ainda de acordo com o regulamento dos JEX são seguintes os critérios para a participação:

  • Estar matriculado em estabelecimentos da rede de ensino do estado de Santa Catarina até o terceiro ano do Ensino Médio, conforme faixa etária estabelecida pelo regulamento da competição;
  • Ter idade até 18 anos;
  • Realizar inscrição junto ao coordenador esportivo da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por meio de formulário próprio a ser enviado, conforme faixa etária estabelecida pelo regulamento da competição;
  • As inscrições podem ser feitas com orientação dos professores, pais ou pelo próprio aluno;
  • Antes de preencher o formulário de inscrição o aluno deve criar um e-mail (se não tiver), criar seu nickname e realizar seu registro na Plataforma Lichess, que será utilizada para a competição.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email