Valorização salarial em Santa Catarina impulsiona carreiras do magistério e busca por cursos de licenciatura

unesc

O secretário estadual de Educação, Luiz Fernando Vampiro, atribui o crescimento da procura por vagas no magistério em Santa Catarina a uma série de fatores, entre eles, a nova remuneração de R$ 5 mil para os professores em Santa Catarina: “O Brasil inteiro olhou para nós. De todos os servidores públicos, de qualquer classe, o único que recebeu um real de aumento foi o professor catarinense”, destacou Vampiro.

O processo seletivo do Estado para admitir professores em caráter temporário, os ACT’s (Admitidos em Caráter Temporário), é o maior da história da SED (Secretaria de Estado da Educação). Ao todo, 75.995 candidatos vão disputar as vagas, o dobro das candidaturas da última seleção, de 2018, que teve 36.212 inscritos. A estimativa da Secretaria é chamar cerca de 20 mil professores para lecionar em 2022 no Estado.

Publicidade
blank

O reflexo já é observado no aumento pelo interesse em cursos de licenciatura. Segundo o professor e gestor de expansão da Faculdade Censupeg, Filipe Bonone, é justo o reconhecimento da classe dos professores no Estado. “A nova remuneração mínima para o magistério estadual será de R$ 5 mil para todos os professores efetivos, temporários (ACTs) e aposentados com ensino superior e carga horária de 40 horas semanais. Além de ser uma grande oportunidade de vida é também uma profissão com grande impacto social”, destaca. 

“A educação é uma ferramenta de transformação pessoal e ambiental, os valores a serem desenvolvidos são um desafio devido a diversidade social, para qual tem-se que ter um alinhamento flexível do modelo pedagógico das escolas e da didática do professor”, enfatiza Bonone. 

O gestor cita os autores Araujo e Puig ( 2007, p.35), segundo os quais os valores devem ser construídos com base num envolto de ferramentas como democracia, cidadania e direitos humanos, de modo que estes valores a todo instante se relacionem com a diversidade social no ambiente interno e externo da escola.

“Para que este profissional desempenhe com sucesso, essa linda, porém difícil tarefa de educar para o mundo social e do trabalho, é muito importante ter total atenção a Faculdade que vai escolher para se formar. Hoje temos muita oferta de cursos na área do ensino em Santa Catarina, mas nem todas têm o compromisso com a formação por competências que te prepara para o mercado de trabalho atual com base nas orientações da BNCC e levando em consideração a diversidade de ideias e comportamento social presentes nas escolas”, salienta Bonone

Projetos Inovadores Profissionais de Aprendizagem (PIPA)

A Faculdade Censupeg é a única no modelo EAD que garante aos seus alunos, além dos tutores, um professor com encontro semanal para as aulas das disciplinas específicas do seu curso. Para além da sala de aula a Faculdade Censupeg desenvolve a capacidade de resolução de problemas e aplicação dos conceitos aprendidos na teoria de forma prática por meio dos Projetos Inovadores Profissionais de Aprendizagem (PIPA).

O PIPA estimula a interação do acadêmico com o local em que vive e trabalha propondo a resolução de problemas reais a partir dos ensinamentos de cada semestre. Assim desenvolvemos em nossos estudantes a capacidade de atuar de forma proativa solucionando problemas e melhorando o ambiente no qual está inserido.

“A Faculdade Censupeg tem uma proposta exclusiva para pessoas que querem realmente atuar no mercado de trabalho com segurança para fazer a diferença. Não somos a maior Faculdade e por esse motivo sabemos que quem não é grande o suficiente em uma luta tem que ser o melhor para ganhar. Venha ser o melhor com a Faculdade Censupeg”, convida o gestor. 

Dia do Professor

Celebrado nacionalmente em 15 de outubro, o Dia do Professor é mais do que uma data comemorativa; é o resultado da luta de uma mulher, filha de ex-escravos, que acreditava que a educação era o caminho para o futuro. Antonieta de Barros (1901-1952), a primeira mulher negra a ser eleita no país, instituiu o marco para que os educadores passassem a ser vistos como importantes agentes de mudanças na sociedade.

Pela Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, Antonieta criou o Dia do Professor e o feriado escolar em Santa Catarina. Vinte anos depois, em outubro de 1963, o então presidente João Goulart tornou a lei nacional.

“Hoje é o dia que representa todos os dias dos professores. Todas as formações do mundo dependem de um mestre a ensinar e formar os cidadãos a evoluírem, a serem impulsionados em suas vidas sejam profissionais, afetivas ou sociais. Então, gostaríamos de parabenizar a cada profissional que optou por esta profissão de educar e em especial parabenizar aos professores da nossa região Sul de Santa Catarina e aos professores da Faculdade Censupeg”, a diretora do polo de Criciúma da Faculdade Censupeg, Maria Estela Buss, parabeniza os educadores nesta data especial.

Sobre a Faculdade Censupeg

O Grupo Educacional Censupeg é uma rede de ensino que atua nas áreas de Graduação e Especialização, nas modalidades presencial, EAD e semipresencial. Nascido em 2007, atua em todo o território nacional com um modelo de aprendizagem inovador na Graduação e com a maior estrutura de Pós-Graduação presencial do Brasil. 

A Faculdade Censupeg também oferece mais de 10 opções de cursos de graduação: Pedagogia, Educação Especial, História, Letras Língua Portuguesa, Logística, Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Matemática, Ciências Contábeis e Administração.

No momento a Faculdade está atendendo pelo Whatsapp (48) 3413-7726 e  (48) 99907-4121. O polo de Criciúma está localizado na Rua Santa Bárbara, nº 15, Bairro Santa Bárbara. Acesse também as redes sociais da Faculdade Censupeg no Facebook e Instagram.

As inscrições para o vestibular  verão estão abertas, realize sua matrícula agora e conquiste novas oportunidades!

Leia mais: 

Saiba como garantir o certificado de nível superior na metade da formação em Administração ou Ciências Contábeis

 

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email