Na Faculdade Censupeg alunos são acompanhados por professor referência para auxiliar na aprendizagem

A Faculdade Censupeg tem como premissa a inovação constante em seu DNA, e o termo Metodologias ativas de aprendizagem está em seu Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, desde 2014, ou seja, o aluno da Faculdade Censupeg é o foco dessa instituição; fazer com que esse aluno tenha a melhor experiência de aprendizagem é uma construção constante e cíclica.

Podemos dizer que metodologia ativa é um mix de três situações de aprendizagem: o aluno é ajudado por alguém a aprender; o aluno desconstrói o avião, e reconstrói e o aluno tenta fazer sozinho até acertar, onde o professor é um curador do conhecimento, ele não mais detém esse conhecimento. Ele tem a formação, a postura e atitude para direcionar o aluno aos melhores resultados, mas ele não necessariamente ensina pelo modelo tradicional: o aluno que constrói a aprendizagem, de acordo com as diretrizes da instituição, baseadas nas orientações e sobre total curadoria desse professor.

Neste contexto, o professor referência, será um parceiro do aluno na busca pela construção do conhecimento, contribuindo nesta jornada do aprendizado.

Para que isso aconteça de forma efetiva, as ações da instituição devem ser baseadas em aprendizagem significativa. Um dos valores da instituição é que toda ação administrativa deve ser uma ação educativa, ou seja, na cultura da empresa estão iniciativas de aprendizagem desde o ambiente corporativo até o ambiente acadêmico. Quando falamos sobre metodologias ativas, é importante ressaltar as formas de aprendizagem. 

No modelo de ensino presencial tradicional o professor é quem toma a frente do processo de aprendizagem. É o professor quem é responsável pela produção do conteúdo pedagógico e pelo processo de aprendizagem deste conteúdo, passando a informação aos alunos durante as aulas.

Neste formato de aprendizagem, os alunos tem contato pessoal com o professor, estudam através do material feito por ele e tem seu ritmo de estudo ditado pelo andamento das aulas e dos atendimentos dados pelo professor.

Este é um modelo a qual estamos acostumados. No entanto, quando passamos para a modalidade EAD, temos uma série de mudanças nas metodologias e processo de aprendizagem.

Na modalidade de Ensino à Distância, o foco do processo de aprendizagem passa para o aluno. É o aluno que passa a ditar o ritmo de aprendizagem. É aí que entra o papel executado pelo professor referência.

Uma outra diferença importante é na variedade de recursos que o professor referência tem disponível para transmitir o conteúdo. Na modalidade EAD, o conteúdo pode ser passado através de muitas outras fontes além da aula exposta pelo professor. Podem ser utilizados webinars, fóruns, podcasts, vídeos, textos, entre muitos outros meios. Além disso, existe a flexibilidade de horários, já que o contato com o tutor não depende do momento da aula.

Cada um dos modelos tem suas vantagens. Na Faculdade Censupeg por exemplo decidiu-se unir o melhor das duas modalidades. Além de produzirem aulas e conteúdos, são os professores que acompanham os alunos durante sua jornada dos cursos à distância. Os alunos podem aproveitar a flexibilidade que um curso EAD oferece, com a qualidade de serem acompanhados por um professor que produz seu conteúdo diretamente adaptado em diversos meios.

Ensino hibrido 

O modelo híbrido e a metodologia ativa são os principais norteadores da faculdade que está presente em 295 cidades no Brasil. As Unidades de Aprendizagem, propostas de metodologia ativa, que colocam o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado, e o ensino híbrido, com aulas EAD e encontros presenciais uma vez por semana, são um diferencial da Faculdade Censupeg para seus alunos.

O ensino híbrido são combinações de atividades, com diferentes propostas, que se baseiam em deixar o estudante no centro de sua aprendizagem e o professor, neste caso, deixa de ser um mero transmissor do conteúdo, como tradicionalmente exerce, e passa a ser o mediador da aprendizagem.

Sobre a Faculdade Censupeg

O Grupo Educacional Censupeg é uma rede de ensino que atua nas áreas de Graduação e Especialização, nas modalidades presencial, EAD e semipresencial. Nascido em 2007, atua em todo o território nacional com um modelo de aprendizagem inovador na Graduação e com a maior estrutura de Pós-Graduação presencial do Brasil. 

No momento a Faculdade está atendendo pelo Whatsapp (48) 3413-7726 e  (48) 99907-4121. O polo de Criciúma está localizado na Rua Santa Bárbara, nº 15, Bairro Santa Bárbara. Acesse também as redes sociais da Faculdade Censupeg no Facebook e Instagram.

Realize sua matrícula agora e conquiste novas oportunidades!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email