Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional do IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu nesta quarta-feira (2) o período de inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com início no segundo semestre de 2020.

O Câmpus Criciúma oferece cursos de Espanhol Básico, AutoCad 2D, Segurança do Trabalho na Construção Civil e Orçamento de Obra Civil. As inscrições vão até o dia 25 de setembro. Todos os cursos são gratuitos, não possuem taxa de inscrição e garantem certificação ao concluinte.

Também estão abertas até o dia 14 de setembro as inscrições para os cursos técnicos com início em 2020. O Câmpus Criciúma oferece os cursos técnicos subsequentes em Edificações e Eletrotécnica. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br/inicio.php

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas apenas pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC. A seleção é por sorteio público, que será realizado no dia 29 de setembro. A lista dos candidatos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 30 de setembro no site do IFSC.

O candidato terá direito a apenas uma inscrição por curso. Se o candidato efetivar mais de uma inscrição para o mesmo curso, será considerada como inscrição válida a última efetuada no sistema

Matrículas

Em razão da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais até 31 de dezembro de 2020 no IFSC, como medida de prevenção à pandemia da Covid-19, as matrículas serão feitas exclusivamente de forma online.

Após a inscrição no sistema, o candidato deve enviar a documentação através de um formulário específico para cada curso, indicado no Edital 09/DEING/2020-2.

Os cursos

Os cursos de qualificação profissional na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) são cursos de formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração. Cada curso possui pré-requisitos, carga horária e período de realização diferentes. Em razão da pandemia, a maioria dos cursos será na modalidade a distância. Em alguns casos, cursos que se estendem ao longo de 2021 terão atividades presenciais após a retomada das atividades pelo IFSC. Estas informações estão descritas no Edital.

Para que o candidato possa acompanhar e realizar as atividades do curso escolhido de forma remota durante o período de distanciamento social é necessário o acesso a um computador ou outro meio de comunicação conectado à internet.

Cursos oferecidos pelo Câmpus Criciúma

AutoCad 2D para Construção Civil
20 vagas | Noturno | 48h
Aulas às quartas
De outubro a dezembro de 2020
Pré-requisitos: ter concluído o primeiro ano Ensino Médio ou equivalente; conhecimento básico de desenho técnico aplicado à Construção Civil

Orçamento de Obra Civil
20 vagas | Noturno | 60h
Aulas segundas e quintas
De outubro a dezembro de 2020
Pré-requisitos: mínimo 16 anos, profissionais da área, experiência em obras civis, estudantes da área

Segurança do Trabalho na Construção Civil
40 vagas | Noturno | 60h
Aulas às segundas e sextas
De outubro a dezembro de 2020
Pré-requisitos: mínimo 16 anos e ensino fundamental completo

Espanhol Básico
20 vagas | Vespertino | 40h
Aulas segundas e quintas
De outubro a dezembro de 2020
Pré-requisitos: mínimo 16 anos e ensino fundamental completo

Mais informações

Todas as informações sobre os cursos e as regras do processo seletivo devem ser consultadas no Edital 09/DEING/2020-2, disponível na área de Editais do portal do IFSC. Dúvidas podem ser encaminhas para o e-mail [email protected]

Cronograma

02/09/2020 a 25/09/2020: período de inscrições
29/09/2020, às 15h: sorteio público
30/09/2020, a partir das 18h: divulgação dos candidatos aprovados em primeira chamada
01 a 05/10/2020: matrícula online dos aprovados em 1ª chamada
14/10/2020, a partir das 18h: divulgação dos candidatos aprovados em segunda chamada
15 a 19/10/2020: matrícula online dos aprovados em 2ª chamada

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email