Inscrições abertas para cursos gratuitos de especialização no IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 21 de outubro em diversos cursos de especialização. O curso de Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica é ofertado pelo Centro de Referência em Formação e EAD (Cerfead) e tem atividades presenciais no polo UAB em Urussanga, com 30 vagas no total. Já o curso de Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!” é ofertado pelo Câmpus Criciúma e oferece 200 vagas distribuídas entre os polos de Criciúma, Indaial, Itapema, Laguna e São José.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC, até o dia 21 de outubro. A seleção para ambos os cursos é por sorteio público. A previsão de início das aulas é fevereiro de 2020.

Conheça os cursos

O curso de Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo capacitar profissionais para atuação na área de gestão pública, com ênfase na gestão administrativa de instituições públicas federais de Educação Profissional e Tecnológica. A carga horária é de 420h (2 semestres).

O curso é voltado a servidores da Rede Federal EPT e de instituições de educação profissional, servidores públicos em geral ou profissionais que visam desenvolver pesquisas ou projetos que envolvam a gestão administrativa em educação profissional e tecnológica. As atividades presenciais ocorrem no polo UAB de Urussanga. São 30 vagas distribuídas entre ampla concorrência, servidores públicos federais e servidores públicos estaduais ou municipais.

Já o curso Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!” tem como objetivo formar profissionais, em nível de especialização, assegurando o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania. O público-alvo são professores graduados que estejam atuando no sistema público de ensino e ministrando aulas de Ciências no ensino fundamental dos anos finais.

As vagas são oferecidas pelo programa Ciência é 10, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação, em parceria com universidades e institutos federais. As atividades presenciais ocorrem nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Criciúma, Indaial, Itapema, Laguna e São José.

O curso tem início previsto para o primeiro semestre de 2020, com carga horária de 480h e duração de três semestres. Os encontros presenciais ocorrem semanalmente quartas à noite, no polo UAB.

Mais informações

As informações sobre os processos seletivos devem ser consultadas nos editais 11/DEING/2020/1 (Gestão Pública na EPT) e 12/DEING/2020/1 (Ciência é 10). Os editais estão disponíveis no site do IFSC.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email