Estudantes da rede municipal irão competir nas Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa

As unidades municipais são destaque em competições escolares. Na busca por resultados ainda melhores, as escolas estão inscritas para participar das Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa. Na disputa de Matemática, todas as escolas de Ensino Fundamental realizaram suas inscrições. Já de Língua Portuguesa, as unidades têm até o dia 20 de maio para aderir.

Este ano, a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terá duas modalidades: presencial e remoto, e, não será apenas um dia de prova. Os alunos que optaram por aulas remotas poderão realizar a prova de forma online. A segunda fase será presencial, com o local divulgado no dia 7 de outubro. No ano passado a Olimpíada de Matemática foi cancelada devido à pandemia de coronavírus.

blank

“Quem passa para a segunda fase já é um vencedor, pois apenas 5% dos estudantes de toda a rede municipal avançam para a segunda etapa. A novidade desse ano é mais dias para fazer a prova. Antes, era somente um dia, mas agora, o aluno tem entre os dias 30 de julho a 3 de agosto”, ressaltou a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Fabiana Manenti Martinhago. A segunda etapa ocorre no dia 6 de novembro e o resultado final será divulgado no dia 18 de janeiro.

Olimpíada de Língua Portuguesa

Diferente da Olimpíada de Matemática, a de Língua Portuguesa tem oficinas nas escolas, antes do aluno concorrer oficialmente. Os professores trabalham com os estudantes sobre os gêneros da competição, de acordo com cada ano. Após isso, eles produzem um texto sobre a temática da competição, que é “O lugar onde vivo”.

Cada unidade terá que escolher um texto para cada gênero. Após essa seletiva, a Secretaria Municipal de Educação, por meio de uma comissão, que avalia e escolhe os que vão representar em nível Estadual. O último passo é escolher os representantes catarinenses na competição em nível nacional. A olimpíada é para os alunos do 5º ao 9º ano.

“O diferencial desse ano é trazer o professor também como escritor. Oportunizando os profissionais a relatar sobre a experiência vivida na sala de aula durante as oficinas e as trocas entre ele e o aluno, pois é um trabalho feito em conjunto. Além de ter uma reflexão do local onde vivemos, observar em todos os sentidos, como histórico, geográfico e cultural”, afirmou a coordenadora pedagógica, Manuela Rossa de Souza.

Premiações anteriores

O município já triunfou na OBMEP. Entre 2017 e 2019 foram duas medalhas de ouro, 4 de prata, 14 de bronze e 31 menções honrosas. Em 2019, o estudante Antony Novack Bertan seguiu até a semifinal da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. 

“Nosso município é vitorioso em competições escolares e temos que seguir esse caminho. Os triunfos são apenas consequência do nosso esforço e dedicação em fazer uma Educação de qualidade e incentivar os nossos alunos a sempre buscar por novos desafios”, frisou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email