Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos gratuitos do IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para os cursos técnicos com início ainda em 2020. No Câmpus Criciúma, as inscrições são para os cursos técnicos subsequentes (pós-médio) em Edificações e Eletrotécnica. Todos os cursos do IFSC são gratuitos e não possuem taxa de inscrição.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC. O prazo é dia 14 de setembro. A seleção dos candidatos é por sorteio público, marcado para o dia 15 de setembro. Não é permitida matrícula simultânea em mais de um curso técnico ofertado pelo IFSC.

O IFSC está com as atividades presenciais suspensas até o dia 31 de dezembro de 2020, em razão da pandemia. Isso significa que, neste momento, os alunos iniciarão as atividades nos cursos por meio de atividades não presenciais. Isto é, o aluno precisará ter acesso a computador ou celular com internet para desenvolver as atividades. O IFSC oferece apoio pedagógico e os professores estão preparados para orientar os estudantes.

Os cursos técnicos subsequentes são destinados a quem já possui o ensino médio. Os cursos são noturnos, com atividades quatro dias na semana. A duração é de quatro semestres.

Técnico em Edificações

O técnico em Edificações atua no desenvolvimento e execução de projetos de edificações, no planejamento e elaboração de orçamento de obras, na coordenação de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações, além de orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados, entre outras atividades. Para saber mais, acesse o Guia de Cursos.

Técnico em Eletrotécnica

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura residenciais, comerciais e industriais, entre outras atividades. Para saber mais, acesse o Guia de Cursos.

Resultado

A lista dos candidatos selecionados, para matrícula em primeira chamada, será divulgada no dia 16 de setembro de 2020, a partir das 18h, no link http://www.ifsc.edu.br/resultados.

Mais informações

Todas as informações sobre este processo seletivo devem ser consultadas no Edital 08/DEING/2020/2, disponível no site do IFSC. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]

Ensino médio técnico

Com relação aos cursos com início em 2021, caso do ensino médio técnico, o calendário de inscrições ainda será anunciado pelo IFSC.

Cronograma

1 a 14 de setembro: período de inscrições
15 de setembro, às 15h: sorteio eletrônico público
16 de setembro, a partir das 18h: divulgação dos candidatos APROVADOS em 1ª chamada
17 a 21 de setembro: MATRÍCULA online dos candidatos APROVADOS em 1ª chamada
25 de setembro, a partir das 18h: divulgação da lista dos CONVOCADOS em 2ª chamada (Chamadão)
26 a 30 de setembro: MATRÍCULA online dos candidatos APROVADOS em 2ª chamada

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email