blank

Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos gratuitos do IFSC

blank

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu nesta segunda-feira (27) o período de inscrições para os cursos técnicos gratuitos em Edificações e Eletrotécnica, com início no segundo semestre de 2019. Os cursos são destinados a quem já concluiu o Ensino Médio. As inscrições estão abertas até o dia 17 de junho.

Como fazer a inscrição

blank

Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Ingresso do IFSC. Não é cobrada taxa de inscrição. A seleção é feita por sorteio público, que será realizado no dia 19 de junho.

Quem não tiver acesso à internet, pode ir a qualquer um dos câmpus do IFSC onde há computadores disponíveis.

Conheça os cursos

Os cursos técnicos oferecidos pelo Câmpus Criciúma são da modalidade subsequente ao Ensino Médio, isto é, são destinados a quem tiver concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Ambos os cursos são noturnos e têm quatro semestres de duração. São oferecidas 45 vagas em cada curso.

O desenvolvimento e a execução de projetos de edificações, de acordo com as normas técnicas de segurança e a legislação específica, é uma das atribuições do técnico em Edificações. Esse profissional atua também no planejamento e elaboração de orçamento de obras e auxilia no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Pode orientar e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações, além de orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. Entre as oportunidades do mercado de trabalho estão: vagas em empresas públicas e privadas de construção civil, atuação em escritórios de projetos e de construção civil e em canteiros de obras.

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Também participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura residenciais, comerciais e industriais. O profissional dessa área também participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações, instalações elétricas e sinalização de segurança. Além disso, o técnico em Eletrotécnica também aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. O mercado de trabalho oferece oportunidades em: empresas públicas e privadas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, prestadoras de serviço, empresas de telecomunicações, indústrias em geral, nas atividades de instalação, manutenção e automação, indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

Resultado

A divulgação dos sorteados será em 25 de junho pelo Sistema de Resultados. A matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada deverá ser feita de 26 a 28 de junho de 2019.

Mais informações

Todas as informações devem ser conferidas no Edital 10/DEING/2019-2, disponível no Portal do IFSC, onde também constam os telefones dos câmpus para contato. Dúvidas podem ser encaminhadas também para o e-mail [email protected].

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email