Cursos Técnicos gratuitos estão com inscrições abertas no IFSC

ifsc criciuma

Até o dia 03 de julho estão abertas as inscrições gratuitas para os cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), voltados para quem ainda cursa ou já concluiu o Ensino Médio. No Câmpus Criciúma são ofertados os cursos Técnico Concomitante em Meio Ambiente, Técnico Subsequente em Edificações e Técnico Subsequente em Eletrotécnica.

A novidade deste ano é o curso Técnico em Meio Ambiente. Serão ofertadas 40 vagas no período noturno, na modalidade concomitante, isto é, para ingressar, o estudante deverá ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio até a data da matrícula. O curso é gratuito e tem a duração de quatro semestres, com carga horária de 1200 horas/aula.

blank

O IFSC possuí uma infraestrutura composta por biblioteca e videoteca com acervo específico, laboratório de Biologia, Bioquímica e Microbiologia, laboratório de Química, laboratório de Processos Químicos, laboratório de Solos, laboratório de Informática e salas de aula equipadas com projetores multimídia. O Câmpus Criciúma do IFSC conta ainda com uma área verde que tem sido utilizada em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O profissional técnico em Meio Ambiente atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem; auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental; coleta e interpreta informações e dados ambientais; e opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos, entre outras atividades.

O desenvolvimento e a execução de projetos de edificações, de acordo com as normas técnicas de segurança e a legislação específica, é uma das atribuições do técnico em Edificações. Esse profissional atua também no planejamento e elaboração de orçamento de obras e auxilia no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Pode orientar e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações, além de orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Também participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura residenciais, comerciais e industriais. O profissional dessa área também participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações, instalações elétricas e sinalização de segurança. Além disso, o técnico em Eletrotécnica também aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal de Inscrições do IFSC. Quem não tiver acesso a um computador com internet pode ir até o  Câmpus do IFSC (Rodovia SC 443,845, Bairro Vila Rica, Criciúma), onde há computadores disponíveis para a realização das inscrições .Não há taxa de inscrição.

O processo seletivo será feito por meio de sorteio público, no dia 5 de julho. O sorteio vai considerar a reserva de 50% das vagas para candidatos oriundos de escola pública e as subdivisões dentro dessa reserva de vagas, que usam critérios socioeconômicos e raciais e, ainda, as cotas para pessoas com deficiência (PCD). A matrícula dos alunos selecionados ocorrerá de 11 a 13 de julho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email