Comunidades podem solicitar para Satc palestra sobre Segurança em Eletricidade Doméstica

segurança eletricidade satc

No inverno o uso de equipamentos elétricos aumenta, em função, da necessidade de aquecimento nas residências e estabelecimentos públicos ou comerciais, no entanto o uso inadequado dos componentes elétricos pode acarretar danos e colocar os ambientes e as pessoas em situações de risco.

Neste contexto as comunidades de Criciúma, que tiverem interesse em orientações nos bairros, podem solicitar à Satc a palestra sobre Segurança em Eletricidade Doméstica. A Instituição de ensino se coloca à disposição para levar orientações à comunidade por meio de palestras e encontros nas associações de moradores. Neste ano, vários bairros foram contemplados com as dicas sobre segurança em eletricidade doméstica. Informações e agendamentos podem ser obtidos pelo telefone: (48) 3431-7543.

blank

Para se preparar para o frio com segurança, a engenheira eletricista e professora da Satc, Janaína Quarti, elencou algumas dicas importantes para os consumidores.  Vale lembrar, que a Satc

Segurança em ELETRICIDADE doméstica:

 

Abrir mais o registro no chuveiro

Durante o inverno a queima de resistência dos chuveiros elétricos é maior. Para obter água mais quente, o consumidor costuma abrir o mínimo possível o registro de água, assim passa menos água pela resistência, podendo ocasionar a queima. Para evitar o transtorno, é preciso abrir mais o registro de água e se quiser economizar energia com o chuveiro, evite ficar muito tempo no banho.

 

Lâmpadas de LED para economizar

Nessa época do ano, os dias costumam ficar menores e, com isso, as lâmpadas ficam acesas por mais tempo. Uma boa dica para economizar energia nesse caso é substituir as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, por lâmpadas de LED. Além de serem mais eficientes, elas têm vida útil maior, assim a troca de lâmpadas vai se tornar menos frequentes. Para trocá-las, não esqueça de desligar o circuito de iluminação.

 

Desligue antes de retirar da tomada

O aquecedor elétrico também pode ser um vilão no inverno. Tome cuidado ao manuseá-lo Sempre desligue o equipamento antes de tirar da tomada e, se quiser economizar, ligue o equipamento até o ambiente ser aquecido, desligando-o em seguida.

 

Ferro de passar, poucas vezes na semana!

O ferro elétrico também tem consumo elevado, por isso, junte o máximo de peças para passar de uma só vez. Separe as roupas por tecido e inicie pelos que exigem temperaturas mais baixas. Em seguida aumente a temperatura e passe as roupas de algodão.

 

Selo de economia é importante

Ao adquirir equipamentos novos, fique de olho no Selo do Procel de economia de energia. Esse selo indica os equipamentos que apresentam os maiores níveis de eficiência energética.

 

Chame um profissional

E não esqueça, para efetuar reparos em instalações e equipamentos elétricos, contrate um profissional habilitado para evitar problemas futuros.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email