Bairros da cidade são contemplados com reforma de escola e construção de novo CEI

O bairro Mina do Mato ganhará uma nova unidade escolar para atender as crianças da Educação Infantil de Criciúma. A Administração Municipal iniciou os trâmites para construir uma creche de 1.086,22 m² de área na rua SD-2043-077. A estrutura deve ser inaugurada no segundo semestre de 2020 e receberá investimento de mais de R$ 1 milhão.

No total, há cinco empresas habilitadas para executar as obras de construção da unidade educacional. “Oito empresas se interessaram em fazer os serviços, mas apenas cinco foram habilitadas por cumprirem as exigências estabelecidas no edital do processo licitatório. Agora, é preciso respeitar o prazo de cinco dias para a apresentação de protocolos de recursos”, conta a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

O prazo para a conclusão das obras de implantação da creche será de 10 meses após a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos. O valor global da proposta das empresas habilitadas para executar os serviços não pode ultrapassar o valor do orçamento oficial da Prefeitura de Criciúma, que é de R$ 1.803.508,60.

Estrutura

A unidade escolar contará com nove salas equipadas para atender os alunos, além de playground infantil, salas administrativas, entre outros ambientes. O recurso para construir a creche é oriundo da Prefeitura de Criciúma.

Início do ano letivo

No bairro São Luiz, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Padre Ludovico Coccolo, está passando por reforma para receber os 465 alunos no dia 17 de fevereiro, data de início do ano letivo das unidades escolares de Criciúma. O local recebeu a colocação de um novo telhado, melhorias na parte elétrica, colocação de novas janelas, troca dos pisos de madeira e pintura geral.

Melhorias

A troca do telhado já foi finalizada no ano passado. Agora, as equipes estão trabalhando na pintura e na colocação do assoalho. “Há muitos anos esperávamos por essas melhorias, principalmente, com a parte elétrica para o uso dos aparelhos de ar-condicionado. Também tínhamos uma preocupação com as crianças devido ao antigo assoalho. Com as melhorias, vamos ter mais segurança para os alunos e a pintura deixará a escola ainda mais bonita”, ressaltou a diretora da EMEIEF Pe Ludovico Coccolo, Rosalba Rzatki.

Ampliação da escola

A Administração Municipal adquiriu um terreno próximo da unidade escolar. Conforme a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo, o imóvel será utilizado na ampliação da escola, sendo para a construção de uma ala de dois pisos, que abrangerá a nova biblioteca, a secretaria e uma nova fachada. O projeto está em fase de orçamento na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana.

“Estamos aproveitando o período que as escolas estão de férias para realizarmos as melhorias, e quando os nossos alunos voltarem poderão usufruir da nova estrutura e ter mais segurança na hora das atividades externas e internas”, frisou a secretária. A EMEIEF Carlos Gorini e o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Cassemiro Potrikus, também passarão por melhorias na parte do telhado e na rede elétrica.

Preparação para o ano letivo

As unidades estão recebendo os materiais para o início do ano e sendo contempladas com o corte de grama e limpeza do pátio para recepcionar os alunos no retorno das férias.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email