Aulas iniciam nesta segunda-feira na rede estadual de educação

A Educação Catarinense entrou no clima de volta às aulas. Para algumas cidades do estado, as aulas já iniciaram na última quarta-feira, 05, como no caso dos municípios pertencentes às Coordenadorias Regionais de Jaraguá do Sul, Canoinhas, Lages, São Joaquim, Campos Novos e Curitibanos.

As Regionais de Araranguá, Chapecó, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, Palmitos, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Taió têm o começo das aulas marcado para está segunda-feira, 10. As demais Coordenadorias iniciaram o ano letivo na quinta-feira, 06, de acordo com o calendário oficial.

As Regionais que irão iniciar as aulas neste dia 10 solicitaram o adiamento do começo das aulas para se adequar ao início do ano letivo das redes municipais e, consequentemente, da atuação do transporte escolar nas regiões.

O ano letivo de 2020 da rede estadual terminará no dia 16 de dezembro e o recesso escolar será entre 20 de julho e 02 de agosto. Adequações no calendário podem ser feitas pelas escolas, juntamente com as Coordenadorias de Educação, de acordo com as necessidades e atividades locais e regionais. Porém, é obrigatório o cumprimento à legislação, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula, com exceção das escolas que aderiram ao Novo Ensino Médio, que devem cumprir no mínimo 1000 horas-aula de atividades.


Regiões têm dias previstos para reposição de aulas

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, destaca que o calendário foi constituído de forma participativa, com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC) e a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).

“A escolha das datas partiu de uma estreita sintonia entre o Estado e os municípios, porque algumas ações, como o transporte escolar dos alunos, atendem em conjunto às redes municipais e estadual de Ensino. Neste calendário, regiões que começam no dia 5 têm três dias de flexibilidade durante o ano, enquanto as escolas que começam no dia 6 têm 2 dias, que são previstos para reposição de aulas”, explica o secretário, que dá as boas-vindas renovando os compromissos do Estado com a Educação.

“O papel da secretaria é exercer trabalho intenso envolvendo manutenções e reparos para que as escolas estejam asseadas e cada vez mais organizadas, a fim de recebermos nossos mais de 500 mil estudantes nas melhores condições para um grande ano letivo”.


Formação de Professores

Na semana que passou, enquanto os estudantes se organizavam para o início do ano letivo, as escolas estaduais promoveram a Formação Continuada de Professores da Educação Básica da rede. Essa Formação é uma das linhas de ação do Programa Minha Nova Escola, do Governo do Estado, que visa a Qualificação Permanente de todos os profissionais. Objetiva-se que, nesses dias de novas aprendizagens, os professores, a partir dos roteiros de estudos, construam coletivamente novas formas e estratégias pedagógicas.

Em conjunto, os profissionais da educação irão rever seus planejamentos com foco na adequação do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, que deve garantir os direitos de aprendizagem dos alunos. Para as escolas que oferecem Ensino Médio, os estudos também serão feitos para auxiliar na elaboração do Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio, que já está sendo submetido à consulta pública no site da SED.

Para as 120 escolas-piloto que aderiram ao Novo Ensino Médio, a formação dos professores tem como objetivo encaminhar a sua implementação, para que os profissionais, juntamente com a comunidade, descubram a melhor maneira de operacionalizar o NEM em cada unidade de ensino, visando sua consolidação e expansão total até 2023.

A Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma abrange os seguintes municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email