A relação dos jovens com a política será tema de live do TRE-SC na próxima segunda-feira

Será realizado na próxima segunda-feira, 9, às 10h, um encontro virtual promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), por meio da sua Escola Judiciária Eleitoral, com o tema “Os Jovens e a Política: passado, presente e futuro”. O objetivo da live é estimular a participação dos jovens na política, incentivando o comparecimento às urnas nas eleições deste ano.

Em Santa Catarina, há cerca de 23 mil eleitores com até 18 anos. Durante o encontro, serão indicados os meios para promover a participação desses jovens na política: como fiscais, denunciando alguma irregularidade nas eleições ligando para o 190; como mesários, se inscrevendo no site do TRE para as próximas eleições; auxiliando na elaboração de leis, por meio de participação no Programa Vereador Mirim promovido pela Alesc, entre outros. Além disso, serão apresentadas campanhas já feitas pelo TRE para incentivar a participação de jovens na política.

Participarão do encontro virtual o presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos; o reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho; o diretor da Ejesc, juiz Wilson Pereira Júnior; a diretora de ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), professora Zaida Jeronimo Rabello Petry; e Carina Sardá, voluntária da campanha do TRE de 2018 “O voto é meu – Meu futuro, minha escolha”.

Os alunos da rede estadual não precisam fazer inscrição para asisstir à transmissão. Mas quem deseja receber certificado de participação pode fazer o cadastro por este link até o horário de início do evento. Para acompanhar a live no dia do evento, basta acessar este link.

Projeto Voz e Vez

Para promover ainda mais a participação de jovens na vida política, o TRE-SC possui uma parceria, por meio da sua Escola Judiciária Eleitoral, com a Secretaria da Educação e a Univali, focada em estudantes da rede pública estadual de Santa Catarina.

Já são 84 escolas participantes em 72 municípios, envolvendo aproximadamente 350 professores e 48.000 alunos. O projeto inclui cursos de Formação em direitos humanos, direitos políticos, processo eleitoral e eleição, um para os professores da Rede Pública e outro para os servidores do TRE-SC, além da implementação da prática pedagógica, que se dará por meio de eleições nas escolas.

Até o momento, já foi realizada uma primeira fase de capacitação de professoras e professores de várias escolas de todas as regiões do Estado em matéria de cidadania, direitos políticos e participação. Como resultado pedagógico dessa formação, foram entregues projetos para construir as práticas eleitorais com os alunos, que incluem a criação de partidos, a realização de convenção partidária, registros de candidaturas, dentre outras ações, que culminarão em uma eleição em cada uma das 84 escolas participantes do projeto.

O Projeto está sendo conduzido pelas três instituições e as formações dos professores estão sendo realizadas pelo Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos da Univali.

Fonte: TRE-SC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email