A origem da Neuropsicopedagogia no Brasil é uma conquista da Faculdade Censupeg

A história da Faculdade Censupeg se entrelaça com a própria história da Neuropsicopedagogia, pois a instituição foi a criadora dos primeiros cursos de profissionalização nesta área em território brasileiro.

A Society for Neurociense foi fundada em 1969 em Washington, completando recentemente os seus 50 anos. Porém, somente no início desse século as Neurociências chegam no Brasil com mais intensidade. Um evento que dá destaque a esta chegada a realização da I Semana Nacional do Cérebro no ano de 2012.

Publicidade
blank

Contudo, anterior a este acontecimento, as discussões sobre a ponte possível entre Neurociências e Educação já aconteciam no antigo Instituto Censupeg. O diálogo entre o Diretor Sandro Albino Albano e sua equipe de trabalho sobre a necessidade de mudanças inovadoras em Educação são frequentes até hoje, mas pontualmente em 2008, uma contribuição da professora Neuza Franz Bonilla sobre o fortalecimento das neurociências no cenário mundial, fez nascer um campo de estudos em nossa instituição: a Neuropsicopedagogia.

Publicidade

Assim, no ano de 2008, iniciou a 1ª turma de Neuropsicopedagogia do Brasil, na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, sob a gestão acadêmico-pedagógica da Instituição CENSUPEG. Chamou-se Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva.

Saiba mais em nosso site: universoneuro.com.br/pioneirismo_no_brasil.php

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email