Mais de 300 reclamações relacionadas a empréstimos consignados são registradas pelo Procon na cidade

Nas últimas semanas, cerca de 300 aposentados e pensionistas procuraram o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma para apresentar reclamações relacionadas a valores que estavam sendo descontados de seus benefícios irregularmente.

O órgão analisou os casos e verificou que, possivelmente, se trata de empréstimos consignados descontados sem a devida autorização do beneficiário.

Publicidade
blank

O Procon identificou a Financeira responsável e solicitou a documentação comprobatória das autorizações de empréstimo. “Entramos em contato com o banco, que é de São Paulo. Eles alegaram desconhecer o caso, que seria um problema local. Pedimos que apresentassem o contrato e a autorização dos aposentados.

O prazo para apresentação encerra nesta quinta-feira, dia 26”, relata Chalton Schneider, coordenador do Procon de Criciúma. Caso fique constatado a fraude, será aplicado uma multa ao banco responsável.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Os aposentados ou pensionistas devem ficar atento aos valores recebidos de seu benefício. Caso identifique alguma irregularidade, deverá tomar algumas providências. “A orientação é que, ao perceber algum desconto em seu benefício, procure o Procon que irá formular uma reclamação contra a instituição financeira e notificar o INSS para cessar os descontos. Também deve procurar um advogado de sua confiança que poderá ingressar com uma ação e solicitar a restituição dos valores que foram cobrados indevidamente”, orienta o advogado Anderson Rodrigues.

Diante dos fatos, o Procon fez a fiscalização nos bancos de empréstimos consignados de Criciúma com o objetivo de identificar possíveis irregularidades e evitar problemas futuros. “Solicitamos a todos as financeiras da região as documentações comprobatórias para o devido funcionamento e foi dado um prazo para apresentação”, afirma Chalton.

A sede do Procon de Criciúma recebe diariamente diversos consumidores para atendimento de reclamações ou sanar dúvidas. Com o caso da possível irregularidade, nos últimos dias a demanda de atendimentos teve um aumento significativo, chegando a formar filas do lado de fora do órgão.

Fonte: Caroline Sartori, Portal Litoral Sul

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: leitorparceiro@bairroscriciuma.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email