Guias de impostos municipais já estão disponíveis para a população

Os cidadãos criciumenses já podem acessar ou buscar os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022, taxas de alvará e Impostos Sobre Serviços (ISS) fixo de profissionais autônomos. As guias devem ser retiradas pelo site da Prefeitura (criciuma.sc.gov.br) ou em pontos físicos específicos do município. A Administração Municipal emitiu mais de 108 mil guias de IPTU.

O pagamento em cota única ou com valor do imposto inferior a R$ 200, pode ser realizado até o dia 25 de fevereiro. O imposto já está automaticamente parcelado em até 10 vezes, com valores mínimos de R$ 100.

Publicidade
blank

A prefeitura também disponibiliza uma plataforma online (iptu.criciuma.sc.gov.br/) para que o cidadão tenha acesso às informações referentes aos tributos, verificando débitos pendentes, locais de retiradas, informação de isenção e taxa de coleta de lixo. A criação da ferramenta foi da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Publicidade

Direito à isenção

A solicitação de isenção pode ser feita até o dia 31 de março, no setor de Arrecadação. A isenção do IPTU pode ser concedida para aposentados ou pensionistas, pessoas de baixa renda ou bolsa família, para área de preservação, imóvel locado a igrejas ou templos de qualquer culto e imóveis que funcionem como sede de instituições de assistência às pessoas portadoras de doenças graves.

Os grupos precisam se enquadram nos requisitos que estão na lei complementar municipal nº 305/2018.

Confira os locais físicos para retirada:

  • Setor de Arrecadação da Prefeitura, localizado no Paço Municipal Marcos Rovaris
  • Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), localizado na rua Henrique Lage, Centro.
  • Intendência do Rio Maina, localizada na rua Miguel Nápoli, bairro Vila Isabel
  • Intendência da Quarta Linha, localizada na Rodovia Luiz Rosso, bairro Quarta Linha.
  • Intendência da Santa Luzia, localizada na rua Braz Cardoso Fernandes, esquina com a rua Claudenir de Souza, bairro Vila Nova Esperança
  • 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Criciúma, localizada na rua Felipe Schmidt, Centro
  • 2º Tabelionato de Notas e Protestos Criciúma – Oziel Francisco de Sousa, localizado no Edifício Central, rua Santo Antônio, Centro
  • Tabelionato De Notas – Escrivania de Paz do Distrito do Rio Maina, localizado na Avenida dos Imigrantes, bairro Rio Maina
  • 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma, localizado na rua Marcello Lodetti, Centro

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email