Governo vai diminuir preço da gasolina e diesel após adotar medida que afetará o maio ambiente

Depois de várias tentativas tentando encontrar formas de baratear o diesel e a gasolina, o governo achou uma alternativa. Mas a queda nos preços terá um custo que será pago pelo meio ambiente.

A União publicou nesta sexta-feira (22) um decreto que adia o prazo para o cumprimento das metas de compra dos Créditos de Descarbonização (CBios) de 2022. O CBIO é um ativo que comprova as práticas antipoluição das empresas – cada crédito representa uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) que deixou de ser emitida.

Publicidade

Vale lembrar que esse é um requisito ambiental compulsório para distribuidoras e visa a redução de emissões de gases do efeito estufa na comercialização de combustíveis. Agora, as empresas terão até o final de setembro de 2023 para comprovar a meta deste ano.

Publicidade

Quanto vai baixar?

A notícia é ruim para o meio ambiente, mas boa para os caminhoneiros, segundo o ministro de Minas e Energia. Adolfo Sachsida declarou hoje que o decreto provocará um queda de mais de R$ 0,10 na gasolina e no diesel.

Somada a redução no preço promovida pela Petrobras (PETR4) na última terça-feira (19), o recuo deve ser de até R$ 0,30, de acordo com os cálculos de Sachsida.

O anúncio da estatal ocorreu dias depois de o presidente Jair Bolsonaro afirmar que a Petrobras diminuiria a margem de lucro.

“Petrolíferas do mundo todo diminuíram a margem de lucro, é o que a gente quer da Petrobras. Isso vai acontecer e sem interferência”, afirmou, em transmissão nas redes sociais.

Publicidade

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email