Estimulando o consumo consciente de energia a Celesc lança uma Campanha de Inverno

Com o objetivo de incentivar o uso consciente de energia durante a temporada mais fria do ano, a Celesc lançou na última segunda-feira, 21, a Campanha “Nesse inverno, não se meta numa fria”. A ação apresenta dicas para que a população economize na conta de luz, por meio de mudanças de hábitos diários que impactam no consumo. A iniciativa inclui uma cartilha digital que será veiculada nos canais digitais da Empresa.

Em 2020, o consumo de energia nas residências aumentou 7,9%, em relação a 2019. Além disso, a estiagem, visível nos reservatórios do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, reduz a capacidade das hidrelétricas. A saída é usar energia das termelétricas, que é mais cara. Por esse motivo, nossa campanha incentiva o consumo consciente, a fim de evitar o desperdício de energia.

blank

Novos hábitos reduzem o consumo

Hábito como o uso demorado do chuveiro elétrico lidera o consumo de energia na maioria das residências e pode representar um acréscimo de 25% a 35% no valor total da conta de luz, já que nesta época a configuração do aparelho demanda 30% a mais de energia do que na posição verão. O gerente de projetos do Departamento de Eficiência Energética da Celesc, Rodrigo José Hoffmann, explica que, para que não haja aumento excessivo da conta de luz durante os meses mais frios, o banho deve durar no máximo 10 minutos.

O frio também contribui para maior frequência de uso da secadora de roupas, torneiras quentes e secador de cabelo. Hoffmann ressalta que, juntos, esses eletrodomésticos podem ser responsáveis por um aumento significativo na conta de luz. “Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que o cliente e o meio ambiente pagam por ela”, alerta.

Confira a seguir, algumas dicas da Celesc para economizar energia durante o inverno:

Aquecedor no ambiente: durante o uso de aquecedores elétricos é importante manter janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio, limpar os filtros com frequência e desligar o aquecedor ou o ar condicionado quando se ausentar do ambiente por tempo prolongado. Como prevenção, nunca cubra um aquecedor elétrico, pois isso pode provocar um incêndio.

Lavadora e secadora de roupas: Com as baixas temperaturas, um dos desafios é como secar as roupas sem que elas fiquem com cheiro desagradável. Para isso, mantenha o filtro da lavadora sempre limpo, isso exige menos esforço da rede elétrica e, consequentemente, consome menos energia. Se usar a secadora, confira no manual a quantidade ideal de roupa para manter a saúde da sua máquina e do seu bolso. Nunca seque roupas atrás da geladeira, pois sobrecarrega o funcionamento do motor, aumenta o consumo de energia e coloca em risco a integridade do aparelho.

Forno e jarras elétricas: no inverno, a tendência de consumir mais líquidos quentes é muito maior do que em qualquer época do ano. As jarras elétricas facilitam o preparo de chás e cafés, mas consomem energia. Por isso, a dica é usar mais o fogão convencional, pois além de esquentar a água, ele também aquece o ambiente. Durante o uso, abra a porta do forno apenas quando necessário para que não seja preciso usar mais energia para reaquecer o aparelho.

Torneira quente: caso possua torneiras de água aquecida em casa, para economizar energia e contribuir com a sustentabilidade do planeta, assim como no caso dos chuveiros elétricos, ajuste a temperatura da água para o nível médio de calor e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as louças ou as mãos.

Secador de cabelos: antes de ligar o aparelho, enxugue ao máximo os cabelos com a toalha para reduzir o consumo de energia.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email