Novos projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc iniciam no município

Mais alguns projetos aprovados pela Lei de Incentivo e Emergência Cultural Aldir Blanc, devem iniciar nos próximos dias em Criciúma. A Fundação Cultural de Criciúma (FCC), que mediou as inscrições e aprovações, apresenta a exposição {Entre Casas} e o projeto Quintas Culturais, que iniciam nos próximos dias.

Essas iniciativas são apenas duas, das 84 que receberam um investimento de mais de R$1,4 milhão. Com o apoio, artistas da região conseguem dar continuidade às suas ações. “A lei está propiciando uma revolução na cena cultural da cidade. Temos aproximadamente 450 artistas podendo trabalhar por conta da contemplação no edital”, pontuou o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail.

Exposição [Entre Casas]

As artistas visuais Alice Meis e Andressa Gomes Flor, se juntaram para o projeto por terem ideias e interesses em comum. Segundo Alice, as obras expostas abordam as temáticas da memória e o vazio, e os objetos que compõem a exposição relembram as memórias das casas onde cresceram. “A exposição traz à tona as nossas raízes, nossas memórias de infância”, declarou Andressa.

Publicidade

A abertura da exposição fotográfica contemporânea ocorreu  na última quinta-feira (25), às 19h30, e será feita virtualmente pelo link: https://meet.google.com/oyk-tqfo-gii. Ela pode ser visitada presencialmente a partir de amanhã (26).

O horário para visitas será de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h no Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais Edi Balod, que fica dentro da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). As visitas com mediação devem ser agendadas pelo e-mail @[email protected]. A exposição fica aberta até dia 5 de abril.

Na próxima segunda-feira (01), as responsáveis pelo projeto irão disponibilizar gratuitamente links de vídeos com a montagem e a exposição, a abertura, fotos do projeto, textos com informações sobre as artistas e também um material educativo.

Publicidade

“Isso irá servir de suporte para professores utilizarem com seus alunos, ou pais com seus filhos, possibilitando ampliação de repertório artístico e cultural”, afirmou a artista visual Alice Meis. Os professores e pais interessados podem acompanhar o Instagram: @inventáriodememorias para ter acesso ao material.

Projeto Quintas Culturais

Já as Quintas Culturais começam no dia 18 de março e vão até 15 de abril. As apresentações irão ocorrer na Unesc, das 18h às 19h20. Elas podem ser acompanhadas ao vivo pelo Instagram: @culturaunesc. Para participar, os artistas podem se inscrever no link: http://www.unesc.net/portal/quintas-culturais. As inscrições vão até dia 10 de março.

Segundo o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, é objetivo do projeto apoiar outros artistas que não conseguiram participar do edital da lei Aldir Blanc.

Publicidade

“Vimos nesse edital a oportunidade de beneficiar artistas autônomos não contemplados para ajudá-los a ter uma renda”, afirma Maxwell. “45% do valor do edital será distribuído para os participantes”, concluiu.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email