Novos projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc iniciam no município

blank

Mais alguns projetos aprovados pela Lei de Incentivo e Emergência Cultural Aldir Blanc, devem iniciar nos próximos dias em Criciúma. A Fundação Cultural de Criciúma (FCC), que mediou as inscrições e aprovações, apresenta a exposição {Entre Casas} e o projeto Quintas Culturais, que iniciam nos próximos dias.

Essas iniciativas são apenas duas, das 84 que receberam um investimento de mais de R$1,4 milhão. Com o apoio, artistas da região conseguem dar continuidade às suas ações. “A lei está propiciando uma revolução na cena cultural da cidade. Temos aproximadamente 450 artistas podendo trabalhar por conta da contemplação no edital”, pontuou o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail.

Publicidade
blank

Exposição [Entre Casas]

As artistas visuais Alice Meis e Andressa Gomes Flor, se juntaram para o projeto por terem ideias e interesses em comum. Segundo Alice, as obras expostas abordam as temáticas da memória e o vazio, e os objetos que compõem a exposição relembram as memórias das casas onde cresceram. “A exposição traz à tona as nossas raízes, nossas memórias de infância”, declarou Andressa.

A abertura da exposição fotográfica contemporânea ocorreu  na última quinta-feira (25), às 19h30, e será feita virtualmente pelo link: https://meet.google.com/oyk-tqfo-gii. Ela pode ser visitada presencialmente a partir de amanhã (26).

O horário para visitas será de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h no Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais Edi Balod, que fica dentro da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). As visitas com mediação devem ser agendadas pelo e-mail @salaedibalod@unesc.net. A exposição fica aberta até dia 5 de abril.

Na próxima segunda-feira (01), as responsáveis pelo projeto irão disponibilizar gratuitamente links de vídeos com a montagem e a exposição, a abertura, fotos do projeto, textos com informações sobre as artistas e também um material educativo.

“Isso irá servir de suporte para professores utilizarem com seus alunos, ou pais com seus filhos, possibilitando ampliação de repertório artístico e cultural”, afirmou a artista visual Alice Meis. Os professores e pais interessados podem acompanhar o Instagram: @inventáriodememorias para ter acesso ao material.

Projeto Quintas Culturais

Já as Quintas Culturais começam no dia 18 de março e vão até 15 de abril. As apresentações irão ocorrer na Unesc, das 18h às 19h20. Elas podem ser acompanhadas ao vivo pelo Instagram: @culturaunesc. Para participar, os artistas podem se inscrever no link: http://www.unesc.net/portal/quintas-culturais. As inscrições vão até dia 10 de março.

Segundo o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, é objetivo do projeto apoiar outros artistas que não conseguiram participar do edital da lei Aldir Blanc.

“Vimos nesse edital a oportunidade de beneficiar artistas autônomos não contemplados para ajudá-los a ter uma renda”, afirma Maxwell. “45% do valor do edital será distribuído para os participantes”, concluiu.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: leitorparceiro@bairroscriciuma.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email