Exibição gratuita de filmes nacionais na Mostra Sesc de Cinema

Entre os dias  28 e 30 de junho, o Sesc em Criciúma recebe a  Mostra Sesc de Cinema, um projeto do Sesc nacional de exibição de filmes brasileiros, que recebeu mais de 1,2 mil inscrições em sua primeira edição, feita por meio de edital, que foi lançado em 2016, com filmes oriundos de todos os estados brasileiros.

Os filmes que o Sesc em Santa Catarina apresenta nesta edição são um recorte, uma miscelânea dos três grupos temáticos, reunidos em torno de um sub-tema em comum: a Música. A exibição dos filmes tem entrada gratuita e será no auditório do Sesc em Criciúma (Rua Pres. Kennedy, 850, Bairro Pio Corrêa), conforme a programação abaixo:

blank

Programação:

PROGRAMA 1 – Sessão de Curtas Metragens

“Orquestra Invisível Let’s Dance” – São Paulo, SP – Classificação Livre
Direção Alice Riff Duração 19min55 Documentário 2016

“A Batalha De São Bráz” -Belém, PA – Classificação Livre
Direção Adrianna Oliveira Duração 27min06 Documentário 2016

“Levino” – Brasília, DF – Classificação Livre
Direção David Alves, Gui Campos Duração 21min38 Documentário 2016

Data: 28/06
Horário: 20h

****

PROGRAMA 2 – filme “A Dama do Rasqueado”
Campo Grande, MS – Classificação Livre
Direção Marinete Pinheiro Duração 1h15min Documentário 2017

Data: 29/06
Horário: 20h

****

PROGRAMA 3 – filme “Matéria De Composição”
Belo Horizonte, MG – Classificação Livre
Direção Pedro Aspahan Duração 1h22min Documentário 2013

Data: 30/06
Horário: 16h

A seleção foi baseada em três temáticas que se destacaram: questões de identidade, gênero, sexualidade, afetividade e psique; uma segunda, versando sobre as questões das urbes – relações estabelecidas no espaço urbano, cidades e seus habitantes, centros e periferias, seus conflitos, encontros, apropriações, expropriações, criações, resistência e resiliência; e uma terceira, sobre a arte e os artistas – a expressão, o fazer, a vida e a obra, a tradição, a busca da invenção e também o experimento sobre a própria linguagem audiovisual e a transposição de discussões filosóficas para o universo da imagem em movimento.

Segue abaixo mais informações sobre os filmes:

Programas:

PROGRAMA 1 – Sessão de Curtas Metragens 
Orquestra Invisível Let’s Dance São Paulo, SP – Classificação Livre
Direção Alice Riff Duração 19min55 Documentário 2016
Em São Paulo, embalado por muito jazz, black music e samba, Seu Osvaldo conta sua história como o primeiro DJ do Brasil pelos bailes da cidade.

A Batalha De São BrázBelém, PA – Classificação Livre
Direção Adrianna Oliveira Duração 27min06 Documentário 2016
Mercado de São Bráz, Belém, Pará, Norte do Brasil. Durante o dia, é o espaço de uma feira em torno de um prédio histórico abandonado, construído em uma época de grande riqueza na cidade. Nos sábados à noite, entretanto, o lugar se transforma em uma das manifestações do hip-hop: a Batalha de MCs. Jovens da periferia da cidade se reúnem para saber quem é o melhor MC da noite.

Levino Brasília, DF – Classificação Livre
Direção David Alves, Gui Campos Duração 21min38 Documentário 2016
Levino de Alcântara, fundador da Escola de Música de Brasília, regeu e ensinou música por mais de 70 anos. Aos 91 anos de idade, ele revisita suas histórias e revela seus sonhos para o futuro.

PROGRAMA 2 – filme “A Dama do Rasqueado”
Campo Grande, MS – Classificação Livre
Direção Marinete Pinheiro Duração 1h15min Documentário 2017
A trajetória da cantora Delinha, que criou, juntamente com Délio, o gênero Rasqueado no antigo Mato Grosso. Seguiu a vida artística cantando somente músicas autorais. Aos 80 anos, é a cantora com a maior discografia da história; já cantou amores, natureza, beleza e os costumes da terra pantaneira.

PROGRAMA 3 – filme “Matéria De Composição”
Belo Horizonte, MG – Classificação Livre
Direção Pedro Aspahan Duração 1h22min Documentário 2013
Documentário sobre o processo de criação da composição musical contemporânea na relação com o cinema. Foi entregue um mesmo vídeo-ensaio a três compositores:
Guilherme Antônio Ferreira, Teodomiro Goulart e Oiliam Lanna, e encomendou-se uma peça musical que dialogasse com o vídeo. Dois anos depois, após acompanhar todo o processo, da composição aos ensaios, concerto, gravação e mixagem das músicas, chegamos a este filme.

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email