Golpe do frete em falsa doação de móveis deixa vítimas em Criciúma e região

A constante mudança de endereço ou ou danos em móveis provoca a busca por mobília nova frequentemente em grupos ou anúncios nas redes sociais, neste momento surge uma divulgação de móveis para doação e muitas pessoas se interessam, afinal, quem não quer economizar ou até mesmo não tem condições financeiras para compra de móveis, nem mesmo usados. Cuidado, o que parece um ato nobre e solidário, na verdade é o disfarce para um novo golpe que já deixou vítimas em Criciúma e região.

Anúncios com a oportunidade de doação de roupeiros, camas, sofás, geladeiras, mesas distribuídos em grupos nas redes sociais com milhares de seguidores servem como iscas para que pessoas entrem em contato com interesse e os criminosos apliquem o golpe.

Normalmente, o golpe se trata de pedir um valor baixo às vítimas entre R$ 10 e R$ 50 para cobrir o custo do frete para entrega das doações, assim que o interessado faz o depósito, geralmente via Pix, o suposto doador some e não responde mais as mensagens.

Publicidade

Confira as dicas abaixo para evitar cair em golpes na internet

Busque mais informações

Para não cair na lábia de golpistas, é preciso desconfiar, manter a calma e checar se a mensagem que recebeu ou o conteúdo que viu na Internet são confiáveis. Procure a informação da fonte, pesquise por relatos de golpes semelhantes e converse com amigos e familiares. Confira o perfil na rede social, quem e quantos são os amigos, há quanto tempo está na rede social, qual a cidade que mora, o máximo de informações possíveis para confirmar a veracidade do anúncio.

• Fique atento ao tom da mensagem

Golpistas exploram os sentimentos das pessoas, como medo, obediência, caridade, carência afetiva e ganância, para convencê-las a agirem como eles querem e de forma rápida, sem pensar. Desconfie de mensagens contendo ameaças, oportunidades de ganho fácil, doações, promoções ou descontos muito grandes, pedido de sigilo, apelo emocional, senso de urgência.

• Questione se o conteúdo faz sentido

Golpistas costumam enviar mensagens em massa com conteúdo genérico esperando que alguém “morda a isca”. Questionar-se sobre o conteúdo, e se faz sentido para você, ajuda a não cair em golpes. Confira a escrita se está correta, gírias, tudo que possa confirmar se realmente há verdade na mensagem enviada.

Publicidade

• Fique atento a golpes do dia a dia

Suspeite de mensagens com temas cotidianos como: recadastramento de token, cancelamento de CPF, pedido de códigos, débitos pendentes, oferta de emprego, pontos ou bônus a vencer. Não faça o que pede a mensagem e, na dúvida, contate a instituição usando um canal oficial. Não clique em links enviados por mensagens de redes sociais ou aplicativos de mensagem, muito menos informe códigos recebidos, pois estes códigos permitem invasões e clonagens de perfis nas redes sociais.

• Confirme a identidade antes de fazer transações financeiras

Desconfie de mensagens pedindo ajuda financeira – se isso acontecer, contate a pessoa por outro meio de comunicação e informe o ocorrido ao real dono da conta, amigos e familiares. Outra dica é conferir sempre os dados do recebedor antes de efetivar transações.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email