Aprenda a identificar um bairro bom para morar

Um dos primeiros fatores analisados na hora de comprar um apartamento em Criciúma  é a sua localização. O ideal é estar em uma região que ofereça tudo o que precisa e tenha fácil acesso aos principais serviços. Além disso, a segurança também pesa na escolha e muitos preferem viver nas regiões mais centrais da cidade, de forma a garantir a qualidade de vida e proximidade com todos os serviços que precisa.

Assim, quando já conhece a cidade para a qual pretende se mudar, fica mais fácil selecionar o melhor bairro. Até porque, por meio das notícias, já é possível saber se é ou não interessante viver ali. Você já tem uma ideia de quais locais são menos seguros ou não oferecem aquilo que precisa, então, sua pesquisa é mais direcionada e até mesmo rápida.

blank

Agora, se você não conhece a região, fica um pouco mais difícil entender se é ou não um bom bairro. Quer entender como identificar um local que seja bom para morar? Confira as dicas e acerte na escolha da sua próxima casa ou apartamento.

Entenda para onde você precisa ir com frequência

O melhor bairro sempre será aquele que permita que você possa se deslocar com facilidade e chegar rapidamente até os locais que mais frequenta. Se você trabalha ou estuda no centro, por exemplo, é interessante escolher viver em uma região em que esteja a até 10 minutos. Além disso, lembre-se de considerar qual será sua principal forma de deslocamento: bicicleta, a pé, carro, ônibus…

Considere suas preferências

O que você gosta de fazer também precisa ser levado em conta e vai definir se uma região é ou não interessante. Quem gosta de caminhadas frequentes não vai se sentir muito bem em um bairro mais movimentado, principalmente por carros e caminhões, sem parques e praças por perto. Por outro lado, aqueles que preferem almoçar fora todo final de semana podem preferir ter restaurantes perto de casa.

Leia notícias sobre os bairros

Uma das formas mais práticas de saber mais sobre um bairro é lendo as notícias sobre ele. Pesquise na internet e em jornais o que falam sobre a região. É um local seguro? Ou está na mídia por causa dos altos índices de violência? É interessante também considerar a opinião de outras pessoas que já moraram ali, muitas vezes expostas em redes sociais e blogs.

Avalie se a região é segura

Segurança é primordial para se sentir bem em seu novo lar. Já imaginou pagar caro em casas à venda em Criciúma e ainda ter que investir em contratar segurança particular, alarmes e câmeras para poder se sentir à vontade? Então, observe como são as ruas nas proximidades do imóvel escolhido. Veja se são movimentadas, se são sem saída, converse com quem já morou na região. Vale também aproveitar a dica anterior, as notícias sobre o bairro vão ajudar a determinar se é ou não seguro viver ali.

Considere a infraestrutura oferecida

Por mais que possua veículo próprio, é mais prático ter tudo por perto, fazer o máximo de atividades sem precisar se distanciar muito de sua casa ou apartamento. Antes de se mudar, veja o que o bairro oferece e se tudo está perto da rua em que se encontra o imóvel escolhido. Farmácias, postos de saúde, hospitais, supermercados, transporte coletivo e bancos são exemplos de infraestrutura que é ideal ter pertinho do seu lar.

Conheça a vizinhança

Quando falamos da compra de imóveis, não importa se sua decisão foi investir em apartamentos ou casas, vizinhos podem ser uma grande dor de cabeça. Antes de fechar negócio é interessante analisar a vizinhança. Reserve um dia para passear pelas ruas próximas ao imóvel. Por exemplo, se você é uma pessoa que prefere o silêncio, pode não ser legal morar em um bairro com bastante comércio e até indústrias nas proximidades. Além disso, se possível, converse com outras pessoas que já moram ou moraram no bairro.

Veja como é o transporte público

O transporte público da região irá te ajudar a definir se é fácil ou não se deslocar pelo bairro e para outras regiões da cidade. Mesmo quem possui carro, é indicado verificar quantos ônibus e linhas de metrô atendem naquela região. E quanto tempo leva para chegar em outra parte da cidade usando o transporte coletivo disponível.

Analise o custo de vida da região

Custo de vida também é importante e vai definir se um bairro é bom ou não para se viver. O ideal é que caiba no seu bolso sem apertos, mesmo após a compra do imóvel. Apesar disso, bairros com custo de vida elevados costumam ser considerados de alto nível e, por causa disso, oferecem mais qualidade de vida aos seus moradores. Isso significa que são bairros mais interessantes para morar.

Prefira regiões mais arborizadas

Mesmo na cidade grande é indicado ter um refúgio e ficar perto da natureza. Morar nas regiões mais centrais não significa que você vai ficar longe das árvores, praças e parques, mas vale comentar que os bairros mais arborizados costumam ser mais tranquilos e oferecer melhor qualidade de vida. São bons para se viver porque, em poucos passos você pode aproveitar um momento de lazer.

Observe a qualidade das construções

Enquanto estiver fazendo sua pesquisa, não analise apenas o imóvel em que está interessado, mas todas as construções a sua volta. Regiões com casas e apartamentos mais bem cuidados costumam ser melhores para morar e valem mais. Sem contar que imóveis mal conservados podem exigir uma boa reforma e trazer problemas. Ou seja, viver ali pode não ser tão agradável.

Visite o bairro em horários diferentes

Entender se um bairro é bom para morar vai exigir que você faça visitas à região em horários diferentes. Pela manhã pode parecer um local incrível, mas pela noite pode ser deserto e inseguro. Assim, se programe para conhecer o bairro tanto pela manhã quanto pela tarde e noite. Aqui, é importante considerar também a sua rotina. Um bairro mais deserto à noite pode ser ótimo para quem busca tranquilidade na hora de dormir, mas péssimo para quem precisa sair neste horário.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email