Previsão de frio congelante para a próxima semana na região

O calor registrado neste final de semana irá contrastar com o frio previsto para a última semana do mês de julho. A trégua dos últimos dias, que chegou a registrar mais de 30 graus na região com um calor para época no Estado nas tardes de sábado até a segunda-feira (24 a 26), com máximas de 25 a 30°C na maioria das regiões.

No entanto, “o calorzinho” é passageiro, pois no decorrer da terça-feira, 27, uma frente fria avança em Santa Catarina, e provoca chuva e na sequencia há previsão de declínio acentuado de temperatura com a chegada de uma nova e intensa massa de ar frio.

blank

Se a previsão confirmar, a massa de ar polar deve ser a mais forte do inverno de 2021, se igualando e até superando massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013, e vai deixar a temperatura baixa nos últimos dias de julho.

O pacote de frio deve ser completo, novamente com quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica) na maioria das regiões, temperatura negativa com geada generalizada no Estado, mais forte nas áreas altas (acima de 700/800m), com possíveis prejuízos para a agricultura.

Outros setores, como pecuária, piscicultura e carcinicultura também podem ser afetados devido ao frio intenso. Não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve do Oeste ao Planalto, especialmente Planalto Sul, na quinta-feira, 29.

Confira a previsão para os próximos dias: 

Domingo (25):

Tempo: sol na maior parte do dia em SC, pela manhã, no Vale do Itajaí, mais nuvens. No final do dia aumento de nebulosidade do Oeste ao Litoral Sul.

Temperatura: elevada para época do ano, com temperatura máxima acima de 25°C na maior parte das localidades e chegando a 30°C à tarde no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: massa de ar seco, em aquecimento, em SC.

Segunda-feira (26):

Tempo: nevoeiros isolados ao amanhecer, com sol e aumento de nuvens em SC, especialmente do Oeste ao Litoral Sul devido à aproximação de uma frente fria.

Temperatura: elevada para época do ano, com temperatura máxima acima de 25°C na maior parte das localidades e chegando a 30°C à tarde no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.

Vento: nordeste a noroeste, passando a sul no final do dia na divisa com o RS, fraco a moderado, com rajadas.

Terça-feira (27):

Tempo: instável com chuva e trovoadas isoladas em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria, primeiramente na divisa com o RS e no decorrer do dia nas outras regiões.

Temperatura: em declínio acentuado no final do período.

Vento: sudoeste, moderado, com rajadas.

Quarta-feira (28):

Tempo: mais nuvens e chuva no norte do Estado no início do dia. No Planalto Sul a temperatura baixa favorece a precipitação de neve e chuva congelada.

Temperatura: baixa com condições de neve e/ou chuva congelada no Meio Oeste e Planalto Sul.

Vento: sudoeste a sul, moderado, com rajadas no Litoral.

Quinta-feira (29):

Tempo: mais nuvens e chuva congelada e/ou neve nas áreas do Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens.

Temperatura: baixa não atingindo os 20°C no estado.

Vento: sudoeste a sul, moderado, com rajadas no Litoral.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email